Comissão sugere Código Nacional de Segurança Contra Incêndio



Foi aprovado, nesta quinta feira (23), o relatório da comissão especial temporária criada para realizar levantamento da legislação pertinente à prevenção e combate de incêndios. Entre as propostas está uma minuta de Código Nacional de Segurança Contra Incêndio e Pânico; a regulamentação das atividades dos corpos de bombeiros militares e dos bombeiros civis, municipais e voluntários; a padronização dos procedimentos operacionais para os Corpos de Bombeiros; e um programa educacional nas escolas.

A comissão foi instalada logo após a tragédia ocorrida em janeiro na boate Kiss, no município gaúcho de Santa Maria, que resultou na morte de 242 pessoas. Durante um show pirotécnico, o forro do local, feito de material inflamável e tóxico, pegou fogo. Em 40 segundos, as chamas se espalharam e a fumaça tomou conta do ambiente.

O relatório do senador Paulo Paim (PT-RS) aponta problemas relacionados à pouca estrutura da casa de shows. Entre as dificuldades para a rápida evacuação do local estão a existência de uma única saída, obstáculos físicos (barras de contenção), além de degraus, deficiência da iluminação de emergência e falta de indicação ou sinalização das rotas de fuga.

A intenção da comissão foi elaborar – no prazo de dois meses - uma proposta com normas técnicas baseadas em padrões rigorosos, eficazes e de alcance nacional. A medida se tornou mais necessária depois que reportagens denunciaram a falta de segurança na maioria dos locais de eventos com grande aglomeração de pessoas do país. Fiscalizações apontaram o funcionamento de vários estabelecimentos sem alvará.

Audiências públicas

Presidida pela senadora Ana Amélia (PMDB-RS), a comissão realizou seis reuniões e audiências públicas com especialistas da área e empresários promotores de eventos de grande público. Foram ouvidos representantes do Sebrae, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Ministério da Justiça, profissionais liberais, engenheiros e técnicos de segurança no trabalho.

Os convidados indicaram a necessidade de uniformizar a legislação sobre prevenção e combate a incêndio no país e realizar campanhas educativas nas escolas - sugestões acolhidas no relatório.

De acordo com o relatório, um Código Nacional justifica-se pela importância da padronização das normas de segurança contra incêndio e pânico “de modo a deixar claro que exigências são necessárias para as edificações e áreas de risco, independentemente da unidade da Federação”.

O texto também aponta a necessidade de delimitar as competências dos bombeiros, engenheiros e brigadistas. O conflito se configurou durante os debates nas audiências públicas. Nesse sentido, o relatório afirma que, pela Constituição, os corpos de bombeiros militares são os órgãos competentes pela salvaguarda da vida e do patrimônio. Várias decisões judiciais lhes garantem a responsabilidade da prevenção e fiscalização das edificações no que diz respeito a incêndios e pânico.

Articulação

O senador Paulo Paim ressaltou que o esforço para a normatização não é apenas do Senado. O relatório final da comissão será encaminhado para servir como subsídio à Comissão Externa da Câmara dos Deputados e aos grupos de trabalho da Secretaria Nacional de Segurança Pública que discutem o tema para a proposição de um projeto de lei.

Essa articulação foi descrita pelo relator como um sinal de "saudável interação" entre os órgãos com competência para normatizar. Ele disse que espera a aprovação do Código Nacional de Incêndio nas duas Casas Legislativas ante a “justa demanda da população”.

- Para que tenhamos com urgência os comandos legais para banir da nossa realidade acontecimentos como o de Santa Maria - resumiu.



23/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


JUCÁ SUGERE COMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ACOMPANHAR CONSEQÜÊNCIAS DO INCÊNDIO EM RO

Nova estação na Antártica terá segurança contra incêndio redobrada, diz Amorim

Lula sugere criação de Secretaria Nacional de Segurança Pública

Vital do Rêgo sugere comissão de especialistas para reformar Código Aeronáutico

Associação dos Oficiais da Brigada Militar sugere criação de comissão de segurança pública

Jayme Campos sugere criação de brigada nacional contra incêndios