Comissão temporária visitará usinas nucleares de Angra



O Plenário aprovou nesta terça-feira (22) requerimento (RQS 237/11) do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) que pede a criação de uma comissão temporária externa com o objetivo de verificar a situação das usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2, pertencentes à Eletrobrás Termonuclear. Em visita, deverão ser inspecionadas todas as instalações do complexo nuclear de Angra. A comissão será composta por cinco membros titulares e cinco suplentes.

Na justificação do requerimento apresentado no último dia 17, o senador lembra que o terremoto e o tsunami que abalaram o Japão mostraram "a fragilidade da segurança dos reatores da central nuclear daquele país". Ele se referiu aos problemas detectados na usina nuclear de Fukushima, cujos impactos ainda não foram determinados.

O parlamentar argumenta que a imprevisibilidade da crise nuclear japonesa faz necessária a análise dos procedimentos e das atividades nucleares realizadas nas usinas de Angra 1 e 2. Lindbergh Farias acrescenta que, além de fornecer ao Senado um relato sobre a situação das usinas, a comissão poderá propor medidas efetivas para proteger o povo brasileiro.



22/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lindbergh Farias diz que comissão externa visitará as usinas em Angra I e II para avaliar segurança

João Pedro relata visita de parlamentares às usinas nucleares Angra 1 e Angra 2

Usinas nucleares de Angra terão R$ 300 mi para prevenção e segurança

Falhas provocam desligamento das duas usinas nucleares de Angra no mesmo dia

Dnit analisa ampliação da rota de fuga das usinas nucleares de Angra dos Reis

JUCÁ PEDE INVESTIGAÇÃO SOBRE REJEITOS NUCLEARES DE ANGRA