João Pedro relata visita de parlamentares às usinas nucleares Angra 1 e Angra 2



Ao discursar nesta segunda-feira (31), o senador João Pedro (PT-AM) relatou visita que fez, na sexta-feira (28), às duas únicas usinas nucleares em funcionamento no Brasil, Angra 1 e Angra 2, localizadas no município de Angra dos Reis (RJ). João Pedro informou que foi acompanhado pelos senadores Augusto Botelho (PT-RR) e Flávio Torres (PDT-CE) e pelo deputado federal Maurício Rands (PT-PE), em visita guiada por assessores da Eletronuclear, empresa de economia mista (subsidiária da Eletrobrás) que constrói e opera as usinas termonucleares nacionais.

O senador disse que fazia o registro devido à importância do empreendimento e ao compromisso de cientistas, físicos, professores e funcionários da Eletronuclear com um trabalho de tamanha responsabilidade e importância estratégica para um país como o Brasil.

João Pedro informou que a Usina Nuclear de Angra 3 está em construção e que a Eletronuclear realiza estudos de viabilidade de construção de outras usinas. O senador disse que o Brasil é reconhecido internacionalmente por trabalhar "com muita responsabilidade" na questão nuclear. Ele acrescentou que pretende sugerir a realização de uma audiência pública conjunta de senadores e deputados para a discussão do tema. O senador informou também que Angra 1 gera 630 megawatts e Angra 2 outros 1.350 megawatts.

O parlamentar lembrou que milhares de residências brasileiras ainda sofrem com a falta de energia elétrica e que a matriz energética nacional não pode prescindir da energia nuclear.

- A carência de energia ainda é significativa. Do ponto de vista social, precisamos avançar para que todas as residências possuam energia. Precisamos discutir com serenidade, sem nenhum preconceito, a energia nuclear - disse o senador.

João Pedro reconheceu que o lixo oriundo da energia nuclear precisa de cuidados, mas observou que o Estado brasileiro "tem responsabilidade e tecnologia para trabalhar a energia nuclear dentro de marcos regulatórios que possam garantir o cuidado absoluto".



31/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão temporária visitará usinas nucleares de Angra

Usinas nucleares de Angra terão R$ 300 mi para prevenção e segurança

Falhas provocam desligamento das duas usinas nucleares de Angra no mesmo dia

Dnit analisa ampliação da rota de fuga das usinas nucleares de Angra dos Reis

Flávio Torres relata sua visita às usinas nucleares brasileiras

João Pedro defende construção de usinas nucleares