Comissão terá uma semana para apresentar propostas de mudanças na tramitação do Orçamento



A forma de tramitação do projeto de Orçamento no Congresso será modificada para que ele se torne mais transparente e democrático. Para isso, uma comissão de três senadores e três deputados vai trabalhar até quarta-feira (17) em cima de um projeto de resolução (PRN 02/2005) do deputado Ricardo Barros (PP-PR), em tramitação no Congresso. A decisão foi tomada nesta terça-feira (9) durante reunião dos presidentes do Senado e da Câmara, Renan Calheiros e Aldo Rebelo, com líderes partidários da Câmara e do Senado.

VEJA MAIS

O projeto de Ricardo Barros foi fruto e uma comissão de deputados e senadores que discutiram por vários meses, no ano passado, mudanças na forma de discussão e votação do orçamento federal. No final, por falta de acordo, o relatório final não foi votado e o deputado protocolou sua proposta na mesa do Congresso, onde vem tramitando. Ela já recebeu parecer do relator na Câmara, Eduardo Gomes (PSDB-TO), e do relator no Senado, Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO). O projeto propõe a redução das emendas de bancadas estaduais ao orçamento, uma das causas da falta de acordo entre deputados e senadores.

Após a reunião desta terça-feira (9), o presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Gilmar Machado (PT-MG), informou que existe "uma tendência" para que o número de parlamentares de sua comissão seja reduzido a um terço, para facilitar as discussões e votações - hoje, são63 deputados e 21 senadores. Para ele, o elevado número de parlamentares torna difícil reunir para votação pelo menos metade dos parlamentares.

Outra idéia, segundo Gilmar Machado, é limitar os poderes do relator-geral do orçamento pela criação de comitês de apoio ao seu trabalho e ampliação dos poderes dos dez relatores setoriais. Ele acredita ainda que a nova comissão irá optar pela criação de um relator de receitas. Hoje, toda a negociação com o governo sobre as previsões de arrecadação da Comissão de Orçamento são comandadas pelo relator-geral, com apoio de um comitê de receitas.



09/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo deve apresentar propostas para trabalhadores rurais ainda esta semana

Renan convoca sessão do Congresso para votar mudanças na tramitação do orçamento

Demóstenes cria comissão para condensar propostas de reforma política em tramitação

Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas reúne-se nesta terça para apresentar roteiro de trabalho

Comissão de Juristas terá 180 dias para apresentar anteprojeto do novo Código de Processo Civil

CALENDÁRIO DE TRAMITAÇÃO DO ORÇAMENTO SERÁ FIXADO NA SEMANA QUE VEM