Comissão vai fazer raio X da saúde no Estado
Segundo o presidente da comissão, deputado Eliseu Santos (PTB), a interiorização atende a uma solicitação do presidente da Assembléia, deputado Sérgio Zambiasi, de aproximar a sociedade ao trabalho das comissões permanentes. Mais do que isso, garantiu ele, pretende levantar de forma organizada e sistematizada todos as situações enfrentadas na área de saúde pública.
Os problemas, de acordo com Eliseu Santos, vêm se repetindo ao longo dos anos. Porém, devem ser apontados sempre que for necessário para que as autoridades tomem providências. Ele citou o exemplo do município de Santana do Livramento, que não oferece atendimento de traumatologia, ecografia e tomografia pelo SUS, mesmo com a existência de todos os equipamentos no hospital da cidade, que é credenciado pelo Sistema Único de Saúde.
Para ele, os hospitais credenciados têm obrigação de garantir o atendimento aos pacientes, pois não existe meia credencial. Se não for dessa forma, Eliseu Santos sugere que a instituição de saúde se descredencie. Santana do Livramento será o segundo município a realizar audiência pública da Comissão de Saúde, no dia 28 de novembro.
As próximas audiências terão prosseguimento em março de 2002. As conclusões de cada audiência serão encaminhadas à Secretaria Estadual da Saúde a e ao Ministério da Saúde.
11/13/2001
Artigos Relacionados
Comissão vai intensificar o Raio X da Saúde
Projeto Raio-X vai estudar a saúde no interior
Sub-comissão fez raio X de irregularidades em contratos dos Correios
Comissão de Saúde debate situação de hospitais psiquiátricos do Estado
EUA ampliam raio de ação
Ministro faz Raio-X da educação básica no Brasil