Comissão vota relatório de Suplicy contra voto de censura a Hugo Chávez



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) deverá votar nesta quarta-feira (12) relatório do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) contrário à proposta do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) para que o Senado apresente voto de censura aos atos do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que restringem a liberdade de imprensa.

Ao justificar sua proposta, Arthur Virgílio afirma que "o mundo livre e, inclusive o Brasil, vêm manifestando preocupação com atos do presidente Hugo Chávez, impondo restrições à liberdade de imprensa na Venezuela". Virgilio acrescenta que Chávez instituiu penas de seis a 30 meses de prisão para quem ofender o presidente da República de forma grave.

Por sua vez, Eduardo Suplicy afirma que, apesar das boas intenções de Virgílio na defesa da liberdade de imprensa, a Constituição brasileira, no artigo 4º, estabelece o princípio da não-intervenção e da não-ingerência em assuntos internos de outros países. Daí, segundo ele, a inconstitucionalidade da proposição.

Na mesma reunião, a CRE votará proposta do senador Paulo Paim (PT-RS) com voto de louvor ao Bispo Desmond Mpilo Tutu, um dos líderes do movimento contra o racismo e o regime do "apartheid" na África do Sul. O bispo Tutu ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1984 pela sua luta antiapartheid.

Nesse regime, criado na África do Sul em 1948 e extinto em 1990, os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a permanecer separados - em bairros, escolas, praias, ônibus, cinemas - e não tinham direito a voto livre. Com eleições livres em 1994, os sul-africanos elegeram presidente o negro Nelson Mandela, considerado terrorista pelo regime do apartheid e preso de 1962 a 1990.

A CRE também deverá votar, em decisão terminativa, projeto de lei (PLS 301/04) do senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) que determina a obrigatoriedade do uso de colete salva-vidas em helicópteros destinados a operações sobre grandes extensões de água. O relator é o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).



10/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Azeredo: não houve voto contra a Venezuela no Mercosul, mas contra o presidente Hugo Chávez

Suplicy diz que votou contra voto de louvor ao rei da Espanha por mandar Chávez se calar

Senado aprova voto de pesar pela morte de Hugo Chávez

Para Agripino, Hugo Chávez é um 'aglutinador contra o Brasil'

Heráclito protesta contra declarações de Hugo Chávez sobre o Senado brasileiro

Álvaro Dias rebate declarações de Hugo Chávez contra a imprensa e o Congresso