Heráclito protesta contra declarações de Hugo Chávez sobre o Senado brasileiro



O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Heráclito Fortes (DEM-PI), protestou nesta sexta-feira (1º) contra as declarações feitas pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de que o Senado brasileiro é "papagaio dos americanos e representante da direita brasileira". De acordo com Heráclito, as declarações tiveram origem na mensagem de iniciativa da CRE contrária à decisão do governo venezuelano de retirar a concessão do canal da RCTV.

Em seu pronunciamento, Heráclito afirmou ter sido surpreendido com as declarações de Hugo Chávez, pois a mensagem, "longe de ser agressiva ou ofensiva", foi apenas um apelo para que o presidente do país vizinho compreendesse a importância da manutenção da liberdade de imprensa no continente.

- Tenho pena, neste momento, do pacato e bom povo da Venezuela. Se toda essa pirotecnia do senhor Hugo Chávez fosse em benefício das melhorias sociais daquele povo, da diminuição dos desequilíbrios sociais daquela gente, até que se justificaria, mas é uma pirotecnia que beira o rumo da paranóia - protestou Heráclito.

Ao defender o Senado, o parlamentar pelo Piauí afirmou ainda que o Congresso brasileiro é soberano e independente e tem liberdade até mesmo para criticar o presidente da República, "como já o fez".

- Eu faço esse registro lamentando o desrespeito desse aprendiz de ditador, que já foi inclusive bem recebido nesta Casa, e quer cercear, como fez na Venezuela, a voz e a liberdade de um Poder independente - afirmou o presidente da CRE.

Heráclito lembrou ainda que a Venezuela tem-se esforçado para fazer parte do Mercosul, que tem como um dos pressupostos a plenitude democrática e a liberdade de imprensa, "que não está sendo respeitada no seu governo".



01/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Álvaro Dias rebate declarações de Hugo Chávez contra a imprensa e o Congresso

Valter Pereira considera declaração de Hugo Chávez sobre o Senado brasileiro uma agressão

Heráclito protesta contra declarações do 'marqueteiro' do PT

Para Heráclito, Hugo Chávez fará uso político do Mercosul

Jucá diz que Hugo Chávez foi "infeliz" ao atacar Congresso brasileiro

César Borges protesta contra reação de Chávez à moção do Senado