Comissária das Nações Unidas pede pressa para projetos em defesa dos direitos humanos



O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), senador Cristovam Buarque (PDT-DF), recebeu, nesta quinta-feira (12), a visita da alta-comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para Assuntos de Direitos Humanos, Navenethem Pillay. Na ocasião, Pillay apelou aos senadores pela rápida aprovação de projetos em defesa das minorias, que tramitam no Legislativo.

Cristovam explicou que a CDH atua no Senado como uma comissão específica para tratar de aspectos ligados aos direitos humanos, que propõe leis para defender populações indígenas do país, bem como outras minorias e grupos que sofrem preconceitos. Ele também destacou que, no plenário do Senado, ocorrem muitos pronunciamentos e debates sobre meios de ampliar essa proteção.

O senador ofereceu à visitante um livro, com texto dele e fotos de Sebastião Delgado, sobre crianças em escolas de todo o mundo. Navenethem Pillay afirmou que sua visita se liga à missão das Nações Unidas de auxiliar os países a aderir a tratados internacionais de proteção aos direitos humanos e a efetuar mudanças na sociedade de modo a proteger melhor grupos que são alvo de discriminação.

Também participaram do evento os senadores Fátima Cleide (PT-RO) e José Nery (PSOL-PA).



12/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil é eleito para o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas

APROVADO ESCRITÓRIO DO CENTRO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ASSENTAMENTOS HUMANOS

CRE examina indicações para Nações Unidas e Chile

Brasil é referência na Organização das Nações Unidas para Alimentação

Década das Nações Unidas para a Alfabetização é lançada no Congresso

Nações Unidas adverte para a falta d'água no mundo