Comissões ouvirão presidente do BNDES na quarta



A crise econômica mundial será debatida nesta quarta-feira (27) com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, em reunião conjunta de cinco comissões do Senado. O objetivo é tomar conhecimento das medidas que o governo, por meio do banco, está adotando ou pretende adotar para fazer face aos problemas criados pela crise financeira e econômica internacional.

O debate, marcado para as 10h, será realizado conjuntamente pelas Comissões de Acompanhamento da Crise Financeira e Empregabilidade, de Agricultura e Reforma Agrária, de Serviços de Infra-estrutura, de Assuntos Econômicos e de Assuntos Sociais. A presença de Coutinho atende a requerimentos apresentados pelos senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Valter Pereira (PMDB-MS).

Para Arruda, um dos grandes desafios é minimizar a queda no ritmo de crescimento da atividade econômica e seus efeitos na oferta de emprego e na qualidade de vida da população, não permitindo que a classe trabalhadora se transforme na principal vítima da crise.

O senador ressalta que em alguns setores da economia, especialmente aqueles ligados ao comércio exterior, como o da produção de commodities, os reflexos da crise tem sido mais agudos. É justamente a situação do agronegócio que Valter Pereira quer discutir, mais especificamente a reclassificação dos riscos dos produtores rurais que renegociam suas dívidas e o acesso aos recursos do Plano Safra 2009/2010.

"O BNDES constitui-se em um instrumento estratégico para o enfrentamento da crise econômica", diz parlamentar do PC do B na justificação do seu requerimento.

Na quinta-feira (28), o mesmo tema estará em debate, desta vez com o ministro do Planejamento, Guido Mantega, mas em reunião conjunta das comissões de Acompanhamento da Crise, de Assuntos Econômicos e de Serviços de Infraestrutura.



22/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissões ouvem presidente do BNDES na quarta-feira

Comissões ouvirão Aldo Rebelo sobre projeto do novo Código Florestal

Comissões ouvirão ministros sobre política de exploração de água mineral no país

Comissões ouvirão ex-ministros do Meio Ambiente e da Agricultura sobre novo Código Florestal

Senadores ouvirão presidente e diretores do Banco Central

Comissões ouvem presidente da Petrobrás sobre espionagem nesta quarta-feira