Comitê debate em Brasília situação de mulheres, crianças e idosos refugiados
Representantes do Comitê Nacional para Refugiados (Conare) vão discutir nesta terça-feira (13), em Brasília, as necessidades de grupos vulneráveis entre os refugiados, como mulheres, crianças e idosos. O 4º Encontro Nacional das Redes de Proteção, que vai até quinta-feira (15), é promovido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH).
Na mesa de abertura o representante do Acnur no Brasil, Andres Ramirez, e o presidente do Conselho Nacional de Imigração, Paulo Sérgio Almeida, abordarão questões da integração dos refugiados no Brasil e da política nacional de imigração, respectivamente. A coordenadora do Conare, Isabela Miguel, participa da abertura do evento e Cláudia Giovannetti, também do Conare, apresentará palestra na quinta-feira sobre a Atenção aos refugiados e aos migrantes em casos especiais de vulnerabilidade: mulheres, crianças e idosos.
Nos dias seguintes, o encontro oferece diversas oficinas de trabalho para capacitar organizações não-governamentais (ONGs) que atuam diretamente no processo de acolhida e integração de refugiados. Está prevista também a exibição de filmes e curta-metragens relacionados ao tema.
A diretora do IMDH, Rosita Milesi, acredita que ao reunir entidades de diversas regiões do País, o encontro possibilita a melhoria na atuação dos agentes das redes de proteção, além do intercâmbio de experiências e práticas em favor da população refugiada. “O Brasil se dispõe, cada vez mais, a receber os refugiados e propiciar a eles uma nova pátria, um novo lar”, afirma.
Fonte:
Ministério da Justiça
22/07/2010 00:35
Artigos Relacionados
Carlos Bezerra propõe pena maior para violência contra mulheres, crianças e idosos
Encontro debate direitos dos idosos em Brasília
SP cria comitê para auxiliar refugiados
São Paulo cria comitê para refugiados
Encontro em Brasília debate situação da juventude
Comitê estadual promove políticas de apoio aos refugiados