Comitê debate propostas da agricultura para inclusão no plano plurianual do governo
O Comitê Brasileiro de Agricultura de Precisão (Cbap), coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), promoveu uma reunião na terça-feira (3), durante a 18ª Feira Internacional da Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), para definir as propostas do setor que serão apresentadas para inclusão no Plano Plurianual 2012-2015 do Governo Federal (PPA). As demandas precisam ser encaminhadas ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão até 28 de maio.
O encontro contou com a participação de pesquisadores da Rede de Agricultura de Precisão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e representantes de indústrias de máquinas e equipamentos agrícolas. Segundo o coordenador do Cbap, Izaias de Carvalho Filho, a necessidade mais urgente é a realização de um levantamento estatístico e o estabelecimento de indicadores do setor. O objetivo do estudo é descobrir quantos agricultores utilizam técnicas agrícolas de precisão, qual a área utilizada e quantos equipamentos são comercializados no País.
“Precisamos ter essas informações para medir os impactos que esse mercado proporciona e quais as perspectivas dele. É um setor que interfere diretamente na competitividade do agronegócio brasileiro. Se não entregarmos as nossas solicitações agora, poderemos ficar de fora do PPA pelos próximos quatro anos”, declara.
As outras demandas identificadas são a capacitação de técnicos e operadores de máquinas e equipamentos com tecnologia eletrônica embarcada; ampliação do apoio financeiro à pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor; e incentivo a projetos de transferência de tecnologia, principalmente para pequenos e médios produtores.
O Cbap pretende organizar um workshop no mês de outubro, em Brasília, para debater o tema. O evento deverá reunir instituições, ministérios e empresas com o objetivo de avaliar as propostas enviadas ao Ministério do Planejamento e definir questões como a necessidade de um marco regulatório específico e de uma política de desenvolvimento da agricultura de precisão.
Comitê
Comitê Brasileiro de Agricultura de Precisão (Cbap) é um fórum de articulação, interlocução e proposição que envolve o Ministério da Agricultura, a Rede de Agricultura de Precisão (AP) da Embrapa, as indústrias de máquinas e equipamentos agrícolas e o setor de serviços. O comitê foi criado em 2007 para promover a difusão e adoção da plataforma tecnológica e a capacitação de recursos humanos.
A Agricultura de Precisão (AP) é o conjunto de tecnologias caracterizado pelo uso de Sistema de Informação Geográfica (SIG). Permite a exploração racional dos sistemas produtivos, a otimização no uso de insumos (agrotóxicos, corretivos, fertilizantes e combustíveis), a redução dos impactos ambientais com o aumento da lucratividade e a melhoria da gestão da atividade.
Fonte:
Ministério da Agricultura
04/05/2011 11:49
Artigos Relacionados
Aprovadas emendas da Comissão de Agricultura ao Plano Plurianual 2012-2015
Próximo governo terá plano plurianual para crianças e adolescentes
Seminário debate Plano Plurianual Territoriais Participativos
Especialistas e governo debatem plano plurianual para desenvolvimento rural sustentável
Plano Plurianual vai monitorar o governo
PFL culpa base do governo por atraso na votação do Plano Plurianual