Comitê irá operacionalizar segurança nas manifestações



O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou na tarde dessa quinta-feira (7), a criação de um comitê executivo que vai dar operacionalidade às propostas definidas para garantir a segurança e a ordem durante as manifestações públicas.

Farão parte do comitê os representantes das Secretarias de Segurança Pública de São Paulo e do Rio de Janeiro, além do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O anúncio foi feito após reunião com os secretários de Segurança Fernando Grella (SP) e Mariano Beltrame (RJ) e as instituições participantes, em Brasília.

Foram definidos novos encaminhamentos, como a criação um de pronto-atendimento judicial itinerante para situações que se caracterizarem como abusivas nas manifestações.

Também ficou determinada a formatação de um Fórum de Diálogos Sociais e o encaminhamento de sugestões para mudanças legislativas que serão trabalhadas pelo comitê executivo.

Até o dia 25 de novembro, os integrantes do comitê deverão encaminhar para a Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (SAL/MJ) sugestões sobre mudanças legislativas, além de propostas para a formatação do fórum de discussões e do pronto-atendimento judicial.

Uma reunião está definida em São Paulo, na próxima quarta-feira (13), para elaborar um formato sobre o protocolo de ação das polícias durante as manifestações e a continuação dos trabalhos de inteligência desenvolvidos pelas SSPs do Rio de Janeiro e São Paulo.

Ambos assuntos serão também apreciados na primeira reunião do comitê executivo, que acontecerá em Brasília, até o final do mês.

O encontro de hoje foi o segundo realizado para tratar do tema. O primeiro aconteceu no dia 31 de outubro.

Leia também: Ação integrada combaterá vandalismo em manifestações.

Fonte:
Ministério da Justiça



08/11/2013 11:34


Artigos Relacionados


Ministro garante urgência em Lei que trata da segurança nas manifestações

Secretaria da Segurança acompanha manifestações nesta quinta

Comitê de segurança garantirá sigilo nas provas do Inep

Comitê une secretarias para dinamizar trabalhos na justiça e segurança do Estado

Comitê une secretarias para dinamizar trabalhos na justiça e segurança do Estado

Gabinete de Segurança Institucional coordenará comitê de emergência nuclear em Angra dos Reis