Comitês de combate à seca são criados em Pernambuco e Ceará



O Comitê Integrado de Combate à Seca foi instalado em Pernambuco na última segunda-feira (30). Nesta quarta-feira (2), será inaugurado o segundo comitê, no Ceará. O objetivo do Ministério da Integração Nacional é implantar núcleos de trabalho em todos os estados do Nordeste e em Minas Gerais. De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, mais de 500 municípios foram afetados pela estiagem.

Os grupos são formados por técnicos do governo federal e estadual, e das defesas civis nacional, estadual e municipal. Além de articular ações para reduzir os efeitos da seca, os comitês vão acompanhar a distribuição de água por carro-pipa e as atividades do Água para Todos - programa que vai garantir cisternas e barragens para as populações afetadas pela estiagem.

 

Apoio financeiro

O comitê também será responsável pela renegociação das dívidas dos produtores, a liberação de novas linhas de crédito - estão disponíveis R$ 1 bilhão do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) - e por colaborar na concessão do Bolsa Estiagem, que vai beneficiar com R$ 400 cerca de 400 mil agricultores que não recebem o Seguro-Safra.

"A instalação deste comitê busca a integração das ações dos governos federal, estadual e municipal, para que a gente possa, num esforço comum, atenuar e mitigar os efeitos que são muito grandes, ainda mais para o pequeno agricultor que, sem água, vê o seu rebanho perecer", disse o ministro Fernando Bezerra Coelho.

A solenidade ocorreu no Palácio das Princesas, com presença do governador Eduardo Campos e do secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana. A primeira missão do comitê pernambucano é fazer um balanço da perda de safra que afetou pequenos agricultores e criadores do semiárido.

A criação destes grupos de trabalho contra a seca foi anunciada na última sexta-feira (27), durante a 14ª Reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no Instituto Ricardo Brennand, em Recife, com a presença de representantes de 11 estados.

 

Fonte:
Ministério da Integração Nacional

 

02/05/2012 15:03


Artigos Relacionados


Ceará recebe investimentos para combate à seca

Integração Nacional instala comitê de combate à seca no Ceará

Mais três assentamentos são criados no Ceará

Ceará e Pernambuco são autorizados a contrair empréstimos

CCJ EXAMINARÁ REPASSE ÀS COMPANHIAS DE TRENS DE PERNAMBUCO E DO CEARÁ

Aprovada urgência para empréstimos destinados ao Ceará e Pernambuco