Mais três assentamentos são criados no Ceará



O Incra criou mais três assentamentos da reforma agrária no Ceará: o Juá, localizado no município de Caridade; o 11 de Julho, em Tamboril, e o Caranã/São José, em Pentecoste.

No total, serão beneficiadas 70 famílias de agricultores rurais. Todas as áreas foram adquiridas através de processo de desapropriação e agora serão destinadas ao fortalecimento da agricultura familiar no estado. As portarias de criação dos assentamentos foram publicadas na edição desta quarta-feira (4) do Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com o superintendente do Incra no Ceará, Roberto Márcio Dutra Gomes, a criação dos assentamentos representa mais um avanço da política de reforma agrária. "Esta conquista possibilitará investimentos de mais de R$ 3 milhões, que resultarão na melhoria da qualidade de vida dessas famílias", afirmou ele.

A partir de agora, o Incra vai realizar ações em parceria com as Prefeituras Municipais de Caridade, Tamboril e Pentecoste para a inclusão das famílias no CadÚnico, viabilizando seu acesso às políticas públicas federais, estaduais e municipais.

O Incra também já está providenciando o material necessário para a inclusão dos beneficiários no Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV). As famílias também terão recursos garantidos para suas atividades produtivas através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A parceria com as prefeituras também vai viabilizar a construção de obras de infraestrutura nos novos assentamentos, como a construção e a recuperação de açudes, que são executadas pelos municípios com recursos federais, e soluções hídricas – fundamentais para um estado que sofre com longos períodos de estiagem.

Com as portarias, chega a sete o número de assentamentos da reforma agrária criados pelo Incra (CE) em 2013. Todos serão acompanhados pela divisões de Obtenção de Terras, Ordenamento da Estrutura Fundiária e Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do Incra (CE).

Fonte:

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



04/12/2013 15:33


Artigos Relacionados


Quatro assentamentos serão criados no Distrito Federal

Comitês de combate à seca são criados em Pernambuco e Ceará

Mais três municípios do Ceará aderem ao Programa Crack, é possível vencer

Incra cria três assentamentos em Rondônia

Incra institui três novos assentamentos no Maranhão

Incra cria três assentamentos após desapropriações na Paraíba