Compêndio estatístico ajuda a retratar a juventude no Brasil



Com base nos temas do Estatuto da Juventude, a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) está construindo um compêndio (uma espécie de resumo) estatístico com dados populacionais sobre a juventude. A iniciativa faz parte de uma parceria firmada entre a SAE, a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e a Secretaria-Geral da Presidência da República, com o objetivo de desenvolver atividades de interesse mútuo.

O sistema apresentará tabelas e gráficos com análises dos principais temas referentes à situação atual dos jovens no Brasil. Esse compêndio servirá como um mecanismo de referência para o acompanhamento dos avanços previstos no Estatuto da Juventude ao longo do tempo.

A primeira versão da ferramenta foi apresentada recentemente durante reunião do Comitê Interministerial da Política de Juventude (COIJUV). 

O Estatuto da Juventude, que estabelece direitos para jovens entre 15 e 29 anos, foi sancionado pela presidenta Dilma Rousseff em agosto de 2013 e define os princípios e diretrizes para o fortalecimento e a organização das políticas de juventude nas esferas federal, estadual e municipal.

O documento é uma garantia para que os direitos já previstos em lei, como educação, trabalho, saúde e cultura, sejam aprofundados para atender às necessidades específicas dos jovens, respeitando as suas trajetórias e diversidade.

Fonte: Secretaria de Assuntos Estratégicos



06/02/2014 12:59


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA ELOGIA LANÇAMENTO DE COMPÊNDIO SOBRE A AIDS PARA LEGISLADORES

Transportes: Secretaria lança boletim estatístico 2005

Série de cartilhas de Ziraldo vai retratar história de Copas e Olimpíadas

EPE lança primeira edição do Anuário Estatístico de Energia Elétrica

CCJ convoca Graziano para retratar-se acerca de declaração preconceituosa

Bienal de SP espera receber 1 milhão de pessoas ao retratar “política da arte”