Complexo Anhanguera vai criar alternativa de tráfego na Marginal Tietê



Aalém de melhorar a fluidez e segurança no tráfego, obras vão possibilitar o desenvolvimento da região

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Com obras de ampliação e reformulação do tráfego, o Complexo Anhanguera vai proporcionar uma nova alternativa de tráfego na Marginal Tietê até a região de Osasco. Novos acessos, viadutos, pontes, implantação de retornos, melhoria de trevo, faixas adicionais, pistas marginais, passarelas e outras soluções para o sistema viário, além de melhorar a fluidez e segurança no tráfego, vão possibilitar o desenvolvimento da região.

As obras, vistoriadas nesta terça-feira, 7, pelo governador José Serra, terão investimento de R$ 300 milhões e deverão estar concluídas em abril de 2010.

"Esse é um dos principais pontos engarrafamentos de São Paulo, a entrada da Anhangüera, então nós estamos resolvendo esse problema definitivamente. Fazendo mais três pontes de acesso. Liga a Marginal direto com a Anhangüera, liga ao contrário, tudo independente. São R$300 milhões. Envolve três pontes, além de 7 km de marginal de cada lado, com duas pistas", explicou o governador.

O novo Complexo

As obras do Complexo Anhanguera, que vai da Ponte Atílio Fontana, na Marginal do Tietê, em São Paulo, até o km 18 da Via Anhanguera, na região de Osasco, sob a responsabilidade da concessionária Autoban, são as seguintes:

Em São Paulo, serão construídas mais três pontes no entroncamento da Via Anhangüera com a Marginal Tietê: uma da Marginal até a rodovia, melhorando o acesso que hoje é feito pela Vila Anastácio e Ponte Atílio Fontana; outra permitirá o acesso direto do bairro da Lapa à rodovia e a terceira dará acesso da rodovia à Marginal Tietê, sentido Penha.

A Ponte Atílio Fontana será prolongada e recuperada, com novas alças e a remodelação das já existentes somadas à construção de mais um viaduto.

Do km 11 ao km 18 da Via Anhangüera, em direção a Osasco, serão construídos catorze quilômetros de vias marginais, que possibilitarão a separação do transporte rodoviário e municipal, diminuindo consideravelmente o risco de acidentes tanto para os pedestres quanto para os motoristas. As marginais terão paradas de ônibus e serão interligadas por passarelas.

No km 15, será realizada obra que faz parte do Plano Diretor de São Paulo: viadutos religarão a Avenida Mutinga, viabilizando corredor de tráfego urbano entre Pirituba, Vila Jaguara e Parque São Domingos.

No Trevo do Jaraguá (km 18), os dois viadutos existentes serão demolidos; serão construídos quatro viadutos, novas alças e acessos para as avenidas localizadas nos dois lados da rodovia, além da implantação de um retorno no km 19. Com o aumento da fluidez do tráfego haverá também melhoria no deslocamento dos usuários e moradores de Osasco e bairros próximos.

Quando as obras estiverem concluídas, haverá a reordenação do tráfego, redução no tempo de viagem e desenvolvimento sócio-econômico da região. Os usuários ainda terão todas as vantagens do atendimento prestado pela concessionária, como socorro médico e mecânico, monitoramento e operação 24 horas, Painéis de Mensagens Variáveis, pavimento e sinalização viária de alta qualidade, telefonia de emergência e segurança e conforto.



10/07/2008


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