Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira receberá investimento de R$ 1,8 bi



Os investimentos vão gerar cerca de 4,4 mil empregos diretos  e 38 mil indiretos

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social aprovou nesta terça-feira (16) cerca de  R$ 1,8 bilhão  para a construção de uma linha de transmissão e de duas subestações que irão conectar a energia gerada pelas usinas do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira ao Sistema Interligado Nacional. 

Os recursos destinam-se à Sociedade de Propósito Específico (SPE) Interligação Elétrica do Madeira, constituída pela Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), Companhia Hidro Elétrica do São Francisco e por Furnas. 

A linha de transmissão com 2,3 mil quilômetros, cruzará cinco estados brasileiros (Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo) e 84 municípios entre Porto Velho (RO) a Araraquara (SP). 

A tecnologia utilizada na linha, a de corrente contínua, é a mais avançada e viável do ponto de vista econômico para a transmissão em longas distâncias, por dispensar a construção de subestações intermediárias ao longo de sua extensão. 

Atualmente, apenas a energia de Itaipu é transmitida por meio dessa tecnologia no Brasil. A linha do Madeira será a mais extensa em corrente contínua do mundo e compõe uma das maiores obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O financiamento do BNDES também inclui o apoio a investimentos sociais nas comunidades do entorno da usina. Estão contempladas ações voluntárias dos empreendedores que contribuam para geração de emprego e renda, capacitação e qualificação de mão de obra local, infraestrutura urbana, de transportes e social e educação e saúde.

BNDES

É uma empresa pública federal, que aplica recursos em linhas de investimentos sociais, direcionados para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.

O apoio do BNDES se dá por meio de financiamentos a projetos de investimentos, aquisição de equipamentos e exportação de bens e serviços. Além disso, o banco atua no fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e destina financiamentos não reembolsáveis a projetos que contribuam para o desenvolvimento social, cultural e tecnológico.

Leia mais:

Cartão do BNDES completa 10 anos de criação registrando aumento em empréstimos para empresas

 

Fonte:
BNDES

 

 

16/10/2012 18:10


Artigos Relacionados


Raupp defende a viabilidade econômica do complexo hidrelétrico do Rio Madeira

CRA analisa projeto que prevê o aproveitamento hidrelétrico do Rio Madeira

CI vota projeto sobre aproveitamento hidrelétrico do Rio Madeira

Valdir Raupp defende implantação do complexo do Rio Madeira

Expedito Júnior defende instalação das hidrelétricas do complexo do Rio Madeira

CMA realizará audiência pública sobre obras do complexo do Rio Madeira