Expedito Júnior defende instalação das hidrelétricas do complexo do Rio Madeira
Na opinião do parlamentar, ao atrasar as obras, empreendimentos considerados essenciais no pacote do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Ibama vai na "contramão da história". Ele criticou o órgão por estabelecer um calendário de licenciamento que não consegue cumprir.
- A construção dessas usinas é fundamental não só para o estado de Rondônia ou para a Região Norte, mas para todo o Brasil. A energia que será gerada por elas corresponderá a 75% da energia gerada na Hidrelétrica de Itaipu, e a maior parte desses recursos irá para o resto do país, impedindo um novo "apagão" elétrico - disse ele.
Expedito informou que empresários, associações, federações, sindicatos e movimentos diversos de seu estado organizaram o Comitê Pró-Hidrelétricas do Rio Madeira, sob o lema "Sou a favor das hidrelétricas - Usinas Já!".
Empresários rondonienses também reivindicam, segundo o senador, a renegociação do débito com a União relativo à extinção do Banco do Estado de Rondônia (Beron). Solicitam, ainda, a aprovação de instrumento legal que permita a transposição dos servidores públicos do ex-Território Federal de Rondônia, atualmente no quadro do estado, para o quadro de funcionários da União, a exemplo do que aconteceu em outras unidades da Federação.
09/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Expedito Júnior acusa Ibama de atrasar construção de hidrelétricas no Rio Madeira
Expedito Júnior diz que início de obras de hidrelétricas de Rondônia pode ser adiado
Expedito Júnior diz que Rondônia quer o direito de usar energia do Rio Madeira
Expedito Júnior registra leilão da Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira
Fátima Cleide defende construção das hidrelétricas do Rio Madeira
Valdir Raupp defende implantação do complexo do Rio Madeira