Composição do Comitê de Combate à Tortura é definida



O Comitê Organizador do Chamamento Público para composição do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura – CNPCT divulga o resultado final do Processo de Escolha do chamamento público do Edital nº 01/2014. Acesse a o resultado aqui 

Com a divulgação do resultado final, será encaminhada a lista dos representantes, titulares e suplentes, dos conselhos de classe profissionais e as organizações da sociedade civil, escolhidos como aptos na Assembleia de Escolha, em lista com ordem alfabética, pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidencia da República, para escolha e designação dos Membros do CNPCT.

O Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura terá a responsabilidade de selecionar os 11 peritos do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. Esses peritos terão acesso livre, sem necessidade de aviso prévio à unidade a ser visitada, a toda e qualquer instituição fechada - centros de detenção, estabelecimentos penais, hospitais psiquiátricos, instituições de longa permanência para idosos, instituições socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei e centros militares de detenção disciplinar.

Quando constatadas violações, os peritos irão elaborar relatórios com recomendações aos diretores dessas instituições e às demais autoridades competentes, que poderão usá-los para adotar as devidas providências.

 

Fonte: 

Secretaria de Desenvolvimento Humano



17/03/2014 11:02


Artigos Relacionados


Fechada lista para formação de Comitê de Combate à Tortura

Inscrições abertas para seleção de membros do Comitê de Combate à Tortura

Sistema de Prevenção e Combate à Tortura é regulamentado

Projeto de lei propõe criação de Comitê Nacional de Combate à Tortura

Rondônia institui Mecanismo de Combate à Tortura

Paraíba terá mecanismo de prevenção e combate à tortura