Comunicado do Ipea analisa efeitos da política monetária

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga nesta quinta-feira (17), o comunicado nº 148 – Efeitos assimétricos da política monetária sobre inflação e crescimento no Brasil: diferenças conforme a fase do ciclo econômico e a direção e magnitude de choques nos juros. O estudo será apresentado pelo coordenador de Economia Monetária e Câmbio do Ipea, Thiago Martinez, pelo técnico de Planejamento e Pesquisa Vinícius Cerqueira e mediado pelo assessor técnico da Presidência do Instituto Murilo Pires, na sede do Ipea, em Brasília.

O comunicado investiga se as respostas do crescimento da produção industrial e da inflação a choques na taxa de juros são diferentes conforme o ritmo de crescimento da economia e a direção e tamanho do choque na Selic.

Constatou-se que inflação e crescimento da produção industrial respondem pouco a choques contracíclicos nos juros e muito a choque pró-cíclicos. De acordo com o documento, sob as hipóteses adotadas isso implica, por exemplo, que em fases de baixo crescimento da economia a Selic pode ser reduzida sem acelerar a inflação.

Fonte:
Ipea