Portal de informações vai promover colaboração entre países de língua portuguesa
Para promover a troca de informações e experiências entre os países que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Ministério do Planejamento lança nesta semana, o portal Ambiente Colaborativo em Governo Eletrônico (e-GOV).
A página eletrônica será divulgada oficialmente durante a Oficina de Trabalho com os Pontos Focais do Governo Eletrônico, que está sendo realizada nesta segunda-feira (28) e vai até a próxima quarta-feira (30) em Maputo, capital de Moçambique.
O objetivo do novo portal é expor experiências dos estados-membros (Angola, Brasil, Cabo-verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São-Tomé e Príncipe e Timor-Leste) em assuntos como modernização da gestão pública e a prestação de serviços por meios eletrônicos.
Temas como software livre, inclusão digital, dados abertos governamentais, interoperabilidade, ensino à distância e padronizações para desenvolvimento de soluções em ambiente virtual serão debatidos e divulgados.
Para isso, estarão disponíveis ferramentas para dar suporte à criação, discussão e intercâmbio entre os usuários dos diversos países integrantes da CPLP. O ambiente foi elaborado por técnicos da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI).
Durante o evento, os países também irão apresentar experiências bem sucedidas em e-GOV. A delegação brasileira vai apresentar o Portal do Software Público, a iniciativa de dados abertos e o histórico de governo eletrônico.
Para o diretor do departamento de integração e sistemas de informação da SLTI , Corinto Meffe, a experiência brasileira de colaboração vai auxiliar os países membros da comunidade. “Os resultados obtidos pelo governo brasileiro vão auxiliar os integrantes da CPLP a desenvolverem novas práticas”, afirma Meffe.
O grupo brasileiro será representado por representantes do Ministério do Planejamento, do Desenvolvimento Agrário, Serpro, Dataprev e Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Fonte:
Ministério do Planejamento
28/11/2011 17:36
Artigos Relacionados
Comunidade de Países de Língua Portuguesa ampliam colaboração para esporte
JÚLIO CAMPOS DESTACA INTERCÂMBIO ENTRE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Relação comercial entre Brasil e países de língua portuguesa é tema de palestra
Aprovado acordo sobre extradição de pessoas entre países de língua portuguesa
Inicia audiência sobre intercâmbio cultural entre países da comunidade de língua portuguesa
Senado aprova acordo que acaba com exigência de visto entre países de língua portuguesa