Congresso deve criar comissão para tratar de assuntos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa



Na presidência da sessão plenária desta quinta-feira (15), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) anunciou que a sessão do Congresso da próxima terça-feira (20), às 19h, terá na pauta, além da apreciação dos vetos presidenciais, dois projetos de resolução do Congresso (PRNs). O de número 3/2009 cria uma comissão mista que irá tratar dos assuntos relacionados à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), enquanto o 01/2013 regulamenta a apresentação de emendas ao Orçamento pelas comissões resultantes do desmembramento da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, ocorrido em fevereiro.

De autoria do ex-deputado federal José Fernando Aparecido de Oliveira, o PRN 03/2009 determina que a Comissão Mista do Congresso Nacional de Assuntos Relacionados à CPLP será o órgão de ligação entre o Congresso Nacional e a Assembleia Parlamentar da CPLP. Entre suas competências estão a apreciação e a emissão de pareceres aos tratados, acordos, atos internacionais, assim como todas as matérias de interesse da CPLP que venham a ser submetidos ao Congresso Nacional ou qualquer outro assunto relacionado à CPLP.

A Comissão será composta por seis titulares, quatro deputados e dois senadores, com igual número e distribuição de suplentes. Os integrantes serão designados por ato do presidente do Congresso Nacional, respeitando, tanto quanto possível, o critério da proporcionalidade partidária. Eles representarão o Congresso nas sessões da Assembleia Parlamentar da CPLP.

No Senado, a matéria teve parecer favorável do relator, senador João Vicente Claudino (PTB-PI), aprovado pela Mesa Diretora em julho último. O relator considerou a criação da Comissão um “instrumento competente e adequado” para representar o país junto à Assembleia da CPLP. Ele cita a justificação do autor, segundo a qual a criação da Comissão “dará eficácia às disposições dos Estatutos da CPLP e conferirá uma maior dimensão” à representação brasileira na Assembleia. Cita também o argumento de que a Comissão contribuirá para dar maior visibilidade às ações da CPLP no Brasil e a semelhança desta iniciativa com a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul.

O relator apresentou duas emendas: a primeira altera o critério de substituição dos membros titulares, colocando como substituto, em primeiro lugar, um suplente do mesmo partido ou bloco partidário. Na ausência deste, o suplente poderá ser de outra agremiação ou bloco, mas da mesma Casa Legislativa. A segunda altera a forma de encaminhamento de informações requisitadas pela Comissão, que passa a ser feito pela Mesa da Casa à qual pertencer o parlamentar autor do requerimento, uma vez que a Mesa do Congresso não pode legalmente encaminhar tal documento.

Desmembramento

Já o PRN 01/2013, apresentado pela Mesa da Câmara no começo de julho, regulariza as emendas a serem apresentadas pela Comissão de Educação e pela Comissão de Cultura daquela Casa, resultantes do desmembramento da Comissão de Educação e Cultura em fevereiro último. Cada Comissão terá direito a três emendas de apropriação e três de remanejamento. A antiga Comissão tinha direito a oito emendas, quatro de remanejamento e quatro de apropriação.

O projeto define ainda as áreas temáticas do Orçamento da União nas quais cada comissão poderá apresentar emendas. A proposta altera a Resolução nº 1, de 2006, do Congresso, que rege o funcionamento da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). De acordo com sua justificação, a matéria está de acordo com a Lei Orçamentária para o exercício de 2013.



15/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada Comissão de Assuntos Relacionados à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Comunidade de Países de Língua Portuguesa ampliam colaboração para esporte

Comunidade de Países de Língua Portuguesa participam de encontro

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa comemora aniversário de fundação

Brasil abre reuniões da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Representação parlamentar na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa passa na CRE