Comunidade TIControle estuda novas formas de interligação de dados entre instituições públicas



Retomou os trabalhos nesta terça-feira (10) a Comunidade de Tecnologia da Informação Aplicada ao Controle - TIControle, da qual participam 18 órgãos públicos federais, de várias instâncias. A primeira reunião deste ano serviu para que fossem discutidos pelos participantes os temas estratégicos e os planos da comunidade para 2009.

De acordo com o diretor-adjunto da Secretaria Especial de Informática do Senado - Prodasen, Deomar Rosado, foram discutidos na reunião padrões de trocas de informações entre os sistemas dos diversos órgãos envolvidos e formas de facilitar a tramitação eletrônica de documentos. Também constou da pauta do encontro a discussão sobre a troca de partes de bases de dados entre os diversos órgãos.

Foi discutida ainda a data oficial do lançamento do LexML, ferramenta de busca que integra informações dos três níveis de poderes em todas as esferas. Já funcionando em formato de testes, o sistema deve ser lançado oficialmente no dia 19 ou 20 de maio, segundo Deomar Rosado.

Essa ferramenta padroniza as informações geradas pelos três Poderes da República permitindo acesso fácil e rápido aos documentos produzidos por várias instâncias governamentais. As pesquisas já podem ser feitas no endereço eletrônico http://www.lexml.gov.br/.

- O LexML facilita muito o processo de busca. Acha trechos de lei de forma rápida, permite pesquisa por trechos de legislação. É uma espécie de Google só de legislação que procura os dados em um universo mais simplificado - explicou Deomar Rosado em entrevista à Agência Senado.

Presente à reunião, o consultor-geral Legislativo do Senado, Bruno Dantas, afirmou que o trabalho da comunidade TIControle é uma iniciativa fundamental para otimizar o trabalho na Casa. Dantas considera o trabalho do grupo "muito promissor".

- É como se os diversos atores (instituições governamentais) passassem a conversar em um idioma só - explicou.

Participaram da reunião diretores de tecnologia da informação de diversos órgãos federais, entre eles a Advocacia Geral da União (AGU), a Câmara dos Deputados, o Conselho da Justiça Federal (CJF), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Controladoria Geral da União (CGU), o Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Supremo Tribunal Federal (STF), o Supremo Tribunal Militar (STM), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Ministério da Justiça.



10/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


(Flash) - Governo do Estado estuda novas formas de geração de energia

Comunidade TIControle faz balanço dos cinco anos de existência

Comunidade TIControle promove 'workshop' sobre operações utilizadas por órgãos públicos na área de processo eletrônico

Collor manifesta preocupação com equilíbrio entre os poderes e legitimidade das instituições públicas

Cultura diz que governo estuda formas de supervisionar trabalho do Ecad

Livro revela formas de prevenção da violência nas instituições de ensino