Comunidade TIControle faz balanço dos cinco anos de existência



Os cinco anos de existência da Comunidade de Tecnologia da Informação Aplicada ao Controle (TIControle) foram comemorados nesta terça-feira (12) no Senado. O grupo reúne representantes dos Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário, além do Ministério Público e da Advocacia Geral da União, congregando um total de 18 órgãos públicos da Administração Pública Federal.

A TIControle foi criada em 11 de abril 2006, com a finalidade de contribuir para o incremento da eficiência, eficácia e efetividade na gestão pública, por meio do compartilhamento de conhecimentos, informações e soluções de Tecnologia da Informação (TI).

O Senado Federal é membro fundador da comunidade, que, nesta terça também realizou sua reunião mensal e aprovou a criação de um selo em comemoração aos cinco anos de existência. Na reunião, a diretora da Secretaria Especial de Informática do Senado (Prodasen), Cláudia Nogueira, destacou que a informática pública se transformou depois da criação da comunidade.

- Estamos cumprindo melhor nossas missões no âmbito da fiscalização. Ganhamos experiência e, hoje, estamos nos capacitando juntos, aprimorando o processo de licitação e trocando conhecimentos e experiências em diversas áreas, como no processo de contratação de bens e serviços - disse a diretora do Prodasen.

Para a diretora-geral do Senado, Dóris Marize Romariz Peixoto, esse acordo entre os três poderes da União se tornou uma "união umbilical".

- Digo união umbilical, pois, de fato, a Tecnologia da Informação permite, através dos seus domínios, este intercâmbio extremamente profundo e fértil em ideias, esforços, sinergias, boas práticas, procedimentos, tecnologias, sistemas, dados, informações e conhecimentos - destacou Dóris.

Já para a secretária-geral da Mesa do Senado, Claudia Lyra, a comunidade traduz-se no "Estado pensando no Estado".

Em palestra na solenidade, o consultor-geral de Orçamento do Senado, Orlando de Sá Cavalcante Neto, falou sobre o uso da inteligência corporativa como instrumento de controle público, com foco no Siga Brasil, um sistema de informações sobre Orçamento Público que permite acesso a várias bases de dados sobre planos e orçamentos públicos, por meio de uma única ferramenta de consulta.

A otimização de recursos públicos e a troca de experiência na procura de soluções comuns é um dos grandes ganhos da Comunidade TIControle, segundo o diretor de TI do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Quintino Rosa, um dos fundadores do grupo.

O diretor de TI da Controladoria Geral da União (CGU), José Geraldo Loureiro, destacou como um dos principais ganhos nesses cinco anos a aproximação de autoridades em TI dos principais órgãos de fiscalização e controle, bem como a relação de confiança que se tem firmado entre eles ao longo desse período.

A mesma opinião tem o analista legislativo do Prodasen, Marcelo Cunha, para quem o trabalho da comunidade "teve um ganho significativo para todos os órgãos públicos".

- Nossa troca de experiências no mundo da TI tornou nossa vida mais fácil, porque passamos a conhecer melhor nosso negócio, a forma de controlar e formalizar o processo - registrou e especialista em TI do Prodasen.



12/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


TIControle comemora cinco anos com seminário sobre tecnologia e controle do gasto público

Lobão faz balanço positivo dos três anos de existência da Aneel

Senado comemora cinco anos de existência do projeto Professores de Educação Física sem Fronteiras

Comunidade TIControle estuda novas formas de interligação de dados entre instituições públicas

Fatec Mogi Mirim comemora cinco anos com eventos para comunidade

Comunidade TIControle promove 'workshop' sobre operações utilizadas por órgãos públicos na área de processo eletrônico