Comunidades Quilombolas recebem visita de equipes de saúde



A Funasa, por meio da Superintendência Estadual em Minas Gerais (Suest/MG) e a equipe do Serviço de Saúde Ambiental/Seção de Educação em Saúde (Sesam/Saduc), tem realizado visitas em comunidades rurais, assentamentos e áreas remanescentes de Quilombos, atendendo à demanda do Programa Nacional de Saneamento Rural, com recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).

Durante o mês de setembro foram feitas visitas na comunidade rural Vila Neitzel (Itueta), no assentamento Barro Azul (Governador Valadares) e nas comunidades quilombolas Santa Cruz (Ouro Verde de Minas), Barro Preto (Santa Maria de Itabira) e Bagres (Vazante). Nos meses de outubro e novembro serão visitadas comunidades quilombolas localizadas nos municípios de Brumadinho,Ouro Verde de Minas, Vazante, Paracatu, Antônio Dias e Manga.

O objetivo é identificar as necessidades das comunidades, com diagnóstico situacional e social, e levantamento sanitário domiciliar, com aplicação de questionário sobre conhecimentos, atitudes e práticas das famílias, possibilitando a implantação ou melhoria dos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) nas comunidades.

Caso seja detectada necessidade de ação educativa, a Fundação realizará oficinas de Educação e Saúde Ambiental e Mobilização Social visando apresentar e discutir com as comunidades o resultado do diagnóstico social, e assim apontar soluções alternativas aos problemas, que comprometem a saúde e a qualidade de vida, contribuindo para a promoção à saúde e inclusão social dessas comunidades.

 

Fonte:

Fundação Nacional de Saúde



18/11/2013 16:09


Artigos Relacionados


Comunidades quilombolas da Bahia recebem imóveis rurais

Comunidades quilombolas do Rio de Janeiro recebem energia elétrica

Comunidades quilombolas recebem apoio extra para educação

Comunidades Quilombolas e Indígenas do Tocantins recebem cestas básicas

Marrey visita três comunidades quilombolas do Vale do Ribeira

Missão do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos visita comunidades quilombolas no Maranhão