Missão do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos visita comunidades quilombolas no Maranhão
Uma missão do governo federal e da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania do Maranhão deu início, nessa terça-feira (4), a visita técnica a áreas quilombolas no interior do estado. A medida antecede a implantação do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos Ameaçados no estado .
O grupo técnico federal é composto por psicológicos, advogados, sociólogos e um técnico em segurança. "Vamos a cada município conhecer quem são as pessoas ameaçadas e, a partir disso, identificar se as ameaças têm relação com a violação dos Direitos Humanos. Depois, vamos emitir um parecer multidisciplinar que será analisado pela coordenação nacional e deliberada a inclusão destas pessoas no programa", explicou a coordenadora geral do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Camila Dias.
Para a elaboração do parecer, as equipes realizarão entrevistas com o líder que está sendo alvo das ameaças e aplicarão, ainda, questionários que serão analisados.
De acordo com o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania do Maranhão, Marcelo Amorim, o plano de proteção garantirá a integridade física das lideranças. "No que tange à violação dos direitos humanos, vamos desenvolver uma série de ações que impeçam que os líderes destes movimentos sofram tortura, maus tratos ou qualquer outro tipo de violência", garantiu.
Após as visitas, que devem se estender por três dias, a missão retornará à capital, onde definirá uma agenda de trabalho para atender às demandas identificadas nas comunidades quilombolas.
Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos
05/10/2011 19:08
Artigos Relacionados
Missão avalia segurança de defensores de direitos humanos em Mato Grosso do Sul
Policiais concluem curso de proteção a defensores dos direitos humanos
Plano integra ações para 22 comunidades quilombolas no Maranhão
Seppir e Maranhão assinam acordo em benefício de comunidades quilombolas
Comunidades Quilombolas recebem visita de equipes de saúde
Marrey visita três comunidades quilombolas do Vale do Ribeira