Conab oferece apoio a agricultores da Operação Arco Verde
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai propor ações, como a do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para atender o agricultor que vive em regiões da Amazônia Legal, onde o governo federal desenvolve a Operação Arco Verde, que leva ajuda sócio-econômica às populações da região que sofreu desmatamento.
O encontro será realizado nesta sexta-feira (25), em Brasília (DF), no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), ligado ao Ministério da Justiça, com representantes de ministérios, autarquias e empresas públicas que participam da Operação.
Segundo os técnicos da Superintendência de Gestão da Oferta (Sugof), a ideia é desenvolver, junto às cadeias produtivas da região, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade.
Pelo PAA, mecanismo operacionalizado pela Conab desde 2003, o governo compra alimentos da agricultura familiar de maneira rápida e facilitada. A produção agrícola é utilizada na formação de estoques estratégicos ou pode ser doada a populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. Os recursos são oriundos dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Já pela Política de Garantia de Preços Mínimos, as famílias que vivem da exploração extrativa das florestas recebem do governo uma subvenção, por meio da qual é paga a diferença entre o preço mínimo estabelecido e o preço de mercado. São trabalhadores que vivem da coleta e venda de produtos como castanha-do-brasil, pequi, babaçu, piaçava e borracha natural, nas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste.
Fonte:
Conab
23/02/2011 21:12
Artigos Relacionados
Fátima Cleide ressalta apoio de madeireiros e produtores de RO à Operação Arco de Fogo
Agricultores querem mais apoio da Conab e da Embrapa
Capacitação oferece apoio para geração de renda a beneficiários do Bolsa Verde
Desenvolvimento Agrário divulga resultado de chamadas públicas para Arco Verde
Renato Casagrande defende Operação Arco de Fogo
Cristovam diz que economia verde não é suficiente e defende economia do arco-íris