Conab quer fechar propostas de preços mínimos até o fim do mês



A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está antecipando a elaboração dos estudos de preços mínimos de produtos da safra de inverno e regionais, como trigo, aveia, centeio, girassol, guaraná, castanha de caju, café  e outros. Segundo a instituição, a meta é fechar as propostas dos preços mínimos até o fim deste mês.

O objetivo do trabalho é atender orientações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de antecipação do lançamento do Plano Safra 2011/2012 para o primeiro semestre deste ano.

Para desenvolver o trabalho, os técnicos da Superintendência de Gestão da Oferta (Sugof) levam em consideração aspectos relacionados à conjuntura do mercado interno e externo, a oferta e demanda nacional e mundial, a evolução dos preços e os custos de produção, além da paridade de importação e exportação.

Segundo o superintendente da Sugof, Carlos Eduardo Tavares, o cenário atual do comportamento do mercado sofre  influência de fatores externos e internos, tais como o clima, com secas prolongadas e invernos rigorosos, a crescente demanda puxada principalmente pela China e especulações observadas nas bolsas de commodities mundiais.


Fonte:
Conab



15/02/2011 20:05


Artigos Relacionados


Conab prepara proposta de preços mínimos na safra de verão 2014/15

Conab divulga preços mínimos para subsidiar produtos de origem extrativista

Conab compra arroz e feijão pela Política de Garantia de Preços Mínimos

Jorge Yanai quer incluir produtos da avicultura na Política de Garantia de Preços Mínimos

Política de Garantia de Preços Mínimos terá orçamento de R$ 183 mi em junho

Culturas de inverno da safra 2010 já têm preços mínimos definidos