Juventude é tema da conferência que deve reunir cerca de 1.500 pessoas em SP



Evento será realizado no fim de semana e terá cobertura jornalística on-line feita pelos próprios jovens

A Capital paulista recebe, entre os dias 29 e 30 de março, a I Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, com a participação de cerca de 1.500 pessoas de todo o Estado para debater um só tema: os jovens paulistas. O local é mais do que adequado: o Parque da Juventude, em Santana, zona norte de São Paulo, que substituiu o Complexo Penitenciário do Carandiru, demolido pelo Governo em 2002.

Este grande encontro de jovens está sendo realizado por uma Comissão Organizadora Estadual com o apoio da Coordenadoria de Programas para a Juventude, órgão ligado à Secretaria de Relações Institucionais.

Grupos de jovens de todas as regiões da capital se preparam para integrar a equipe da Agência Jovem de Notícias, responsável pela cobertura jornalística do evento.

O site da Agência entrou no ar hoje, em www.juventude.sp.gov.br.

O primeiro evento desse tipo no Estado já é um sucesso. Conseguiu mobilizar quase 5.000 jovens, entre representantes da sociedade civil organizada e gestores do poder público, que participaram de 18 pré-conferências regionais.

Nelas foram eleitos 1.126 delegados para a etapa estadual, além de aprovada uma série de desafios e propostas sobre os mais variados assuntos que tocam fundo na vida dos quase 11 milhões de paulistas com idade entre 15 e 29 anos.

O que pensam sobre trabalho, família, educação, cultura, saúde, lazer, direitos humanos e o desenvolvimento sustentável do planeta vai fluir das mentes desses delegados e delegadas durante os trabalhos dos grupos. De lá sairão, no domingo, as 21 propostas oficiais do Estado de São Paulo, além dos 200 delegados que representarão a juventude paulista na I Conferência Nacional da Juventude, em Brasília, entre 27 e 30 de abril.

De acordo com a Coordenadora Estadual de Juventude Mariana Montoro Jens, organizar a conferência foi trabalhoso, mas recompensador. “Nos empenhamos especialmente em estimular a realização das conferências regionais. O objetivo era incluir, de maneira democrática, todas as regiões do Litoral e do Interior no debate e nas decisões”, explica.

Nos intervalos, os delegados e delegadas poderão se divertir com uma série de manifestações culturais, artísticas e desportivas. De jogos de damas humanos a artistas circenses e maracatu, o Parque da Juventude vai ser palco de todo tipo de arte livre. O programa Acessa São Paulo e seus 115 computadores também abrirão as portas para que os participantes tenham acesso gratuito à internet.

Além da Secretaria de Relações Institucionais, a I Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude de São Paulo conta com o apoio das Secretarias de Estado do Esporte, Lazer e Turismo, da Cultura, da Gestão Pública e do Desenvolvimento. Participam também a Sabesp, Nossa Caixa, Revista Viração, Instituto Paulo Freire, Secretaria Nacional de Juventude e o Governo Federal.

Da Secretaria Estadual de Relações Institucionais

(C.C.)



03/28/2008


Artigos Relacionados


Marcha pela Educação deve reunir cerca de 20 mil estudantes na Esplanada dos Ministérios

Encontro deve reunir 10 mil jovens no Parque da Juventude

Encontro deve reunir 10 mil jovens do Parque da Juventude

Conferência Estadual de Juventude reúne 1.300 pessoas na Capital

Congresso de botânica deve reunir 1,5 mil pessoas em Manaus

Desfile de 7 de Setembro deve reunir 35 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios