Conferência sobre determinantes sociais da saúde mobiliza nações em outubro no Brasil



O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou, nesta sexta-feira (5), no Rio de Janeiro, do seminário preparatório para a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, que será realizado em outubro.

“Nosso País será palco de uma reunião de ministros de saúde do mundo inteiro. Temos um papel decisivo na organização e mobilização das nações em relação ao assunto”, afirmou Padilha. Segundo ele, esse é um tema fundamental para enfrentar problemas de saúde em todo o mundo. “Determinantes sociais impactam na saúde. Hoje, metade da população brasileira está acima do peso e 15% é obesa. A incidência é ainda maior nas pessoas de menor escolaridade e baixa de renda. Isso ocorre também com outros riscos para a saúde, como o consumo de sal e gordura”, explicou. 

O Brasil foi escolhido entre vários candidatos para ser o País sede da Conferência Mundial pelo desempenho na consolidação de políticas sociais de inclusão. O plano Brasil Sem Miséria, lançado este ano, articula diferentes ministérios e secretarias em ações para erradicar a pobreza e aumentar a renda e as condições de vida da população. 

A conferência que será realizada em outubro, promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), servirá para a apresentação de ações bem-sucedidas e intercâmbio de experiência entre os países. O objetivo é discutir como colocar em prática as recomendações da Comissão sobre Determinantes Sociais da Saúde,como por exemplo, melhorar as condições de vida no dia a dia, combater o problema da distribuição desigual de poder e recursos e mensurar e compreender melhor as desigualdades de saúde.


Fonte:
Ministério da Saúde



05/08/2011 18:00


Artigos Relacionados


Brasil sediará Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde no RJ

Patriota participa da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde

MDS participa de evento sobre determinantes sociais em Londres

Dirigente das Nações Unidas espera ver o Brasil liderando debates na conferência Rio+20

Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade começa em Nagoya

Brasil é o primeiro país a sediar conferência internacional sobre tecnologias em saúde