Confiança do empresário do comércio na economia sobe em abril



O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) subiu 0,4% em abril, na comparação com março, ficando em 127,6 pontos, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (8) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na comparação com abril do ano passado, no entanto, houve queda de 1,4%.

A pesquisa da CNC mostra que o Índice de Expectativas do Empresário do Comércio, um dos indicadores que compõem o Icec, apresentou alta de 3,4% em relação a 2011 e de 1,3% na comparação com março. Para o economista João Felipe Santoro Araújo, da CNC, esse resultado já reflete uma expectativa de melhora nas vendas para o segundo semestre deste ano, em função da queda dos juros.

Já o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio, que também entra na composição do Icec, registrou quedas de 1,3% em abril, em relação a março, e de 7,8%, na comparação anual. “O empresário hoje não vê a situação dele tão favorável, no entanto, ele espera que essa situação melhore daqui para a frente”, analisa o economista.

Na avaliação da confederação, o setor do comércio deverá começar a sentir, no segundo semestre, os efeitos dos estímulos monetários anunciados pelo governo. “É complicado estabelecer uma causalidade entre queda de juros e resultado de vendas, mas a gente espera que um menor comprometimento da renda com os juros do crédito abra espaço para que as pessoas consumam mais”, diz Araújo.

 

Fonte:
Agência Brasil



08/05/2012 16:35


Artigos Relacionados


Confiança do empresário diminui em abril, mostra CNI

Confiança do empresário industrial na economia cai em julho

Confiança da indústria na economia cai em abril

Confiança do consumidor na economia caiu em abril, diz CNI

Diminui confiança do comércio na economia, aponta FGV

Prévia de abril indica leve aumento da confiança da indústria na economia