Diminui confiança do comércio na economia, aponta FGV



A confiança do comércio na economia caiu 4,5% no trimestre encerrado em novembro, na comparação com o mesmo período de 2010. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (8) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança do Comércio (Icom) médio do trimestre ficou em 131 pontos, ante 137,2 pontos em igual período do ano passado. É a maior queda desde maio e sinaliza a continuidade da desaceleração do setor, de acordo com a FGV.

Segundo a pesquisa, em relação à demanda, a confiança do setor na situação atual foi 6,5% inferior à verificada no mesmo período em 2010. Em outubro, houve variação de -4,5% na mesma base de comparação. Na média do trimestre encerrado em novembro de 2011, 23,3% das empresas avaliaram a demanda como forte e 16,8%, como fraca. Em igual período de 2010, esses percentuais foram 24,6% e 10,6%, respectivamente.

De acordo com a FGV, as expectativas do setor são menos negativas do que a percepção do momento atual. O Indicador Trimestral do Índice de Expectativas (IE-COM) caiu 3% em novembro na comparação com o ano passado. Em outubro, houve queda de 2,5%.

Na média do trimestre finalizado em novembro, 64,2% das empresas consultadas projetaram aumento das vendas nos três meses seguintes e 7,3% esperam redução, contra 65,5% e 4,3%, respectivamente, em 2010.


Fonte:
Agência Brasil



08/12/2011 18:29


Artigos Relacionados


Confiança da indústria de transformação na economia diminui, aponta FGV

Confiança do consumidor na economia diminui em março

Confiança do consumidor na economia diminui em dezembro, diz FGV

Confiança dos empresários do setor de serviços na economia diminui 1,3% em agosto

Confiança da indústria diminui pelo sexto mês consecutivo, aponta FGV

Confiança do empresário do comércio na economia sobe em abril