Confira a agenda científica de 1º a 7 de fevereiro
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) preparou uma programação especial para esse fim de semana. No sábado (1º) e no domingo (2), quem visitar a unidade, no Rio de Janeiro, poderá assistir à palestra sobre plêiades, observar o céu utilizando uma luneta centenária e telescópios ou dentro de um planetário inflável, além de fazer visita guiada pelo museu.
No ciclo de palestras, às 16h do sábado, os visitantes vão aprender um pouco mais sobre as plêiades, um grupo de estrelas na constelação do Touro. Nas sessões do planetário inflável, às 15h e às 17h, o espectador poderá observar e entender os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas a partir de imagens do céu noturno que são projetadas numa cúpula inflável.
Às 18h30, como parte do Programa de Observação do Céu, haverá a exibição de um vídeo sobre astronomia e ciências afins e, logo depois, a apresentação da palestra O Céu do Mês. A partir das 19h30, os visitantes serão convidados a observar o céu a olho nu ou utilizando a centenária Luneta Equatorial de 21 cm e um telescópio refletor 8 polegadas de abertura.
No domingo, haverá sessões do planetário inflável digital e visita guiada pelo museu. Nela, os mediadores apresentam, aos visitantes, o sistema solar em escala, as exposições do Mast espalhadas pelo campus e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional.
Educação ambiental
Com o objetivo de sensibilizar os visitantes a respeito da importância dos animais para o meio ambiente e sua relação com o homem, o Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG/MCTI) programou para esse início de ano uma série de atividades educativas e sensoriais.
No domingo (2), haverá uma experiência de vivência corporal que desafia os participantes a fazerem um percurso no Parque do Museu Goeldi com os olhos vendados, a fim de estimular a percepção da natureza utilizando outros sentidos além da visão. No mesmo dia, no Espaço Raízes do Parque Zoobotânico, entre 10h e 11h, ocorre a Hora do Conto, para despertar nas crianças o interesse maior para explorar o mundo mágico da leitura.
A iniciativa faz parte do projeto “O museu na comunidade”, uma parceria do museu com o com o Serviço de Educação (SEC) e o Instituto TIM. O Parque Zoobotânico fica na Avenida Magalhães Barata, em Belém.
Bosque da Ciência
Este é o último fim de semana com horário diferenciado no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). Das 9h às 16h30, sem intervalo para o almoço, estudantes, turistas e interessados poderão visitar o bosque, que fica dentro do Instituto, e conhecer as suas atrações. Desde que houve a mudança no horário no último dia 5, mais de 11,3 mil pessoas já visitaram o espaço. O horário foi estendido devido à grande visitação do público no período de férias.
Entre as atrações do Bosque estão o Viveiro de Peixes- bois, o viveiro das Ariranhas, o Viveiro dos Jacarés, a Casa da Ciência - que conta com uma exposição permanente onde se encontra, entre os objetos expostos, a maior folha do mundo - a ilha da Tanimbuca, que tem um córrego onde se encontram peixes, quelônios e vegetação nativa, como a árvore da Tanimbuca, que é uma gigante de mais de 600 anos.
A entrada do Bosque fica na Avenida Otávio Cabral, em Petrópolis (RJ). O ingresso custa R$ 5, exceto para crianças de até dez anos e idosos a partir de 65 anos. Grupos escolares agendados têm entrada gratuita.
Escola de Verão
Estão abertas as inscrições para a Escola de Verão do Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (Elac 2014) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O evento acontece de 18 a 21 de fevereiro nas dependências do Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto, em São José dos Campos (SP).
A programação da Elac 2014 é composta por seis minicursos nos seguintes temas: verificação formal de software, problemas inversos, análise computacional de séries temporais, modelagem em fenômenos de transporte, processos estocásticos e estatística computacional, e cosmologia computacional com GPU/CUDA.
Cada participante poderá se inscrever em até quatro minicursos. A Elac 2014 terá um número máximo de 80 participantes.
Fonte:
Ministério de Ciência e Tecnologia
01/02/2014 10:16
Artigos Relacionados
Confira a agenda científica de 1º a 7 de fevereiro
Confira a agenda científica de 15 a 21 de março
Confira a agenda científica de 9 a 15 de março
Confira agenda científica de 3 a 10 de março
Confira a agenda científica de 7 a 13 de dezembro
Confira a agenda científica até dia 7 de dezembro