Conflito na área indígena dos cinta larga em Rondônia preocupa Fátima Cleide



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) manifestou, nesta segunda-feira (10), sua preocupação com o conflito que está ocorrendo em Rondônia, na área indígena dos cinta larga, em cujo território se encontra a maior jazida de diamantes do mundo. Fátima Cleide disse ter encaminhado documentos ao Ministério da Justiça, alertando para o problema, acrescentando que acompanhará o relator nacional dos Direitos Humanos para o Meio Ambiente em visita à região no próximo dia 16.

De acordo com a senadora, a garimpagem na região vinha sendo contida por ação da Fundação Nacional do Índio (Funai), mas a falta de liberação dos recursos para o Plano Pró-Cinta Larga e para ações emergenciais reanimou a exploração ilegal de minérios no território indígena, contribuindo para a prostituição e o tráfico de armas. Ainda segundo Fátima Cleide, garimpeiros e grandes empresas ameaçam reinvadir a área e pressionam o governo para liberar a mineração no local. Ela lamentou também que os índios cinta larga estejam sendo mostrados pela mídia local como assassinos cruéis.

- Isso serve apenas para patrocinar um novo genocídio com os índios daquela região - afirmou.

Segundo a senadora, o governador de Rondônia, Ivo Cassol, vem sendo parcialmente responsabilizado pelo agravamento da situação por defender publicamente a liberação da mineração. Fátima Cleide disse que a gravidade da situação na região é motivo de preocupação também de organismos internacionais e pediu o engajamento dos parlamentares na campanha em apoio ao povo cinta larga, de Rondônia. Fátima.

Em seu discurso, a senadora também registrou a realização em Brasília de evento que reuniu 512 entidades de diferentes segmentos sócio-ambientais da Amazônia, que integram o Conselho Deliberativo da Rede Grupo de Trabalho Amazônico. Ela informou também que, na semana passada, reuniram-se centenas de entidades indígenas, em Manaus, no 1º Fórum Permanente dos Povos Indígenas da Amazônia.



10/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide alerta para situação dos índios Cinta Larga em Rondônia

Valdir Raupp pede providências para o conflito entre garimpeiros e índios Cinta-Larga

CRA debate situação dos índios Cinta Larga de Rondônia e Mato Grosso

Fátima Cleide diz que Senado deve apoiar Itamaraty na mediação do conflito na América do Sul

Fátima Cleide protesta contra forma como a imprensa trata conflito entre garimpeiros e índios

Fátima Cleide comemora resultados do PT em Rondônia