Fátima Cleide protesta contra forma como a imprensa trata conflito entre garimpeiros e índios



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) protestou contra o modo como a mídia vem tratando o conflito entre garimpeiros e índios da tribo Cinta Larga, da Reserva Roosevelt, em Rondônia. Para ela a imprensa tende a colocar os índios como vilões e os garimpeiros como vítimas dos índios, sem rememorar estupros e assassinatos cometidos contra os índios, a invasão das terras indígenas e os crimes ambientais cometidos pelos garimpeiros.

A situação chegou ao auge na quinta-feira passada (8), quando um índio, Marcelo Cinta Larga, foi seqüestrado, torturado e amarrado a uma árvore durante horas, sob o passivo testemunho da população local, sem socorro efetivo da política militar do estado, relatou a senadora.

Para Fátima Cleide, o episódio é um exemplo dos ânimos exaltados na cidade de Espigão do Oeste. Somente uma campanha de esclarecimento da população, em favor de um relacionamento saudável com os povos indígenas pode minorar os problemas, afirmou.

A senadora por Rondônia disse que os garimpeiros, desempregados, são estimulados a acreditar que poderão melhorar de vida invadindo as terras indígenas, mas observou que a experiência demonstra que os garimpeiros, ao conseguir abrir frentes de exploração, acabam vítimas das grandes empresas mineradoras.

Para Fátima Cleide, é indispensável que se faça um plano de gestão da terra indígena, que garanta o atendimento à saúde e à educação e fortaleça a cultura, sem agressão ao meio ambiente.

- Caso não sejam tomadas providências urgentes, poderemos ver repetido o episódio do genocídio dos cinta larga, que ficou conhecido como massacre do paralelo 11 - alertou.

A senador Fátima Cleide também protestou contra o processo de cassação, em curso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do senador João Capiberibe e da deputada federal, Janete Capiberibe, ambos do PSB do Amapá. O TSE deve tomar uma decisão sobre o caso na próxima quinta-feira (15). Ela pediu transcrição nos Anais do Senado de matéria do jornalista Ricardo Noblat de O Dia, em que ele relata as irregularidades que cercam o processo.



12/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp pede providências para o conflito entre garimpeiros e índios Cinta-Larga

Fátima Cleide protesta contra violência em Rondônia

Fátima Cleide protesta contra CPI que investigará sindicato em Rondônia

Fátima Cleide diz que Senado deve apoiar Itamaraty na mediação do conflito na América do Sul

Conflito na área indígena dos cinta larga em Rondônia preocupa Fátima Cleide

Ideli protesta contra a forma como foi votado relatório da CPI dos Correios