Conflitos na Tailândia fazem Brasil fechar embaixada



Os conflitos entre rebeldes e governo da Tailândia fizeram com que a Embaixada do Brasil em Bangcoc (capital tailandesa) fechasse nessa segunda-feira (17). O local também deve permanecer fechado na terça (18), segundo informações do Itamaraty.

A medida foi tomada por razões de segurança, uma vez que o conflito se aproxima de áreas próximas ao prédio da representação democrática brasileira. De acordo com nota publicada no site da embaixada, a decisão foi tomada em razão da deterioração da situação de segurança nas proximidades da representação, como choques violentos entre as forças de segurança e manifestantes, mortes e bloqueios de ruas. A orientação é que os brasileiros que necessitem de algo procurem a embaixada a partir de terça-feira (18), mas confirmem por telefone se haverá funcionamento normal.

Há cerca de dois meses, a Tailândia passa por crise. No domingo (16), autoridades locais rejeitaram uma possível mediação das Nações Unidas para tentar acabar com os protestos contra o governo em Bangcoc. As negociações também não avançaram na segunda e o Exército tailandês ampliou o cerco aos manifestantes. De acordo com brasileiros que estão no país, famílias já tentam estocar comida e materiais de primeira necessidade com receio do agravamento da crise.

A Tailândia passa pela pior crise dos últimos 20 anos: 45 pessoas morreram e 1,4 mil foram feridas.


Fonte:
Agência Brasil



18/05/2010 10:24


Artigos Relacionados


Embaixada brasileira na Tailândia retira funcionários diante da violência dos confrontos

Brasil passa fácil pela Tailândia na Copa dos Campeões

Suassuna propõe criação do Grupo Parlamentar Brasil-Tailândia

Brasil vai fechar 2011 com a marca de 1,5 milhão de empreendedores individuais

Empresários dominicanos e haitianos estimam fechar negócios de US$ 8 milhões no Brasil

EUA ameaçam fechar acordos com países vizinhos, se Brasil não ingressar na Alca