Congresso anula sessão que afastou João Goulart e sacramentou o Golpe de 1964
O Congresso Nacional aprovou há instantes o Projeto de Resolução 4/2013, o qual anula a sessão do Congresso que, pela madrugada, legitimou o Golpe de 1964. Naquela sessão, o senador Auro de Moura Andrade declarou vaga a Presidência da República, quando o então presidente, João Goulart (1919-1976), estava no país e ainda estudava como resistir ao Golpe de Estado.
De autoria dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), o projeto foi votado em clima de forte emoção, com discursos relebrando os fatos dramáticos relacionados à deposição de Jango. "Eu estava com ele, em Porto Alegre", afirmou um emocionado Simon, que salientou a importância histórica da sessão desta madrugada.
Vários parlamentares discursaram para apoiar a matéria. Somente Jair Bolsonaro (PP-RJ) se manifestou contra a restituição da verdade histórica relacionada à queda de Jango.
Coordenada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, a sessão contou com a presença de João Vicente Goulart, filho do presidente João Goulart.
Mais informações a seguir
21/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Congresso anula sessão que afastou João Goulart e sacramentou o Golpe de 1964
Congresso anula sessão que afastou Jango e abriu caminho para o Golpe de 1964
Congresso começa a analisar projeto que anula sessão que legitimou Golpe de 1964
Pedro Simon defende atitude de João Goulart com relação ao golpe de 1964
Senado terá sessão especial para marcar os 50 anos do golpe de 1964
Congresso inicia sessão para votar LDO e anular a sessão que afastou Jango da Presidência