Congresso discute sustentabilidade e papel do agrônomo
“A combinação das dimensões econômica, social e ambiental constitui a essência da sustentabilidade num determinado agroecossistema”, atentou o secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Valter Bianchini, na abertura do Congresso Estadual de Agronomia, nesta quarta-feira (23), na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Agronomia: Agricultura e Desenvolvimento Rural com Sustentabilidade – Desafios, Perspectivas e Mercado é o tema do evento, que reúne estudantes e profissionais da área, de vários estados brasileiros, nesta quarta-feira (23) e quinta-feira (24), no campus da UFRRJ.
Em aula magna, Bianchini afirmou que a perspectiva da sustentabilidade da agricultura, a verdadeira performance técnica, consiste hoje em combinar a eficácia econômica com gastos ecológicos mínimos para a sociedade atual e do futuro e a participação prioritária de todos os agricultores, "independentemente da escala do desenvolvimento no território.”
O secretário nacional da Agricultura Familiar ressaltou que a busca da sustentabilidade na agricultura visa ampliar o papel da agricultura neste processo. “Essa noção tende a valorizar a agricultura de base familiar, incorpora a produção agrícola, as potencialidades locais e regionais, a produção agrícola e os serviços, levando em conta aspectos sociais, culturais, ambientais e territoriais.” Nesse sentido, o MDA por meio da SAF possui um conjunto de políticas públicas que visa fortalecer a agricultura no seu potencial econômico, mas também dar conta de outros aspectos.
Realizado pela UFRRJ e a Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro (AEAERJ), o encontro discute a importância do profissional do setor para o desenvolvimento da agricultura e da agricultura para o desenvolvimento do Brasil, como resumiu o presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos do estado, José Leonel Rocha Lima.
A abertura do evento contou também com a presença da reitora da UFRRJ, Ana Maria Dantas e do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Seropédica (RJ), Ademar Quintella.
Para Angelo Petto, presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), o encontro é uma oportunidade para a articulação política dos estudantes e o debate sobre a valorização do profissional de agronomia. Ele assinalou que o evento ocorre em um momento que há necessidade de defesa da área, da agricultura e do meio ambiente.
Brasil Agroecológico
Além de falar sobre as políticas públicas para a agricultura familiar, Biachini salientou o lançamento do Brasil Agroecológico – Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, ocorrido no dia 17 de outubro, com o objetivo de fortalecer a agroecologia e produção orgânica no País
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social
23/10/2013 17:21
Artigos Relacionados
Unesco reitera papel da ciência na sustentabilidade
SAE discute criação de agenda voltada à sustentabilidade
Fórum Paralelo discute deficiência e sustentabilidade na Rio+20
Evento da Sabesp discute sustentabilidade e inovação
Governo discute preservação e sustentabilidade de áreas indígenas
Sustentabilidade é discutida em congresso