Sustentabilidade é discutida em congresso
O secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, esteve, na quarta-feira (3), no 1º Congresso da Indústria Tocantinense, em Palmas.
O evento teve duração de dois dias e buscou debater temas ligados às potencialidades da região, às ações de sustentabilidade, às inovações e os investimentos.
Lummertz participou de um painel sobre sustentabilidade e ressaltou a importância do tema para o turismo. No Tocantins, disse o secretário, as belezas do Jalapão e os recursos hídricos da região poderiam ser explorados de modo sustentável.
O turismo representa 3,7% do PIB no Brasil. No mundo, este percentual é de 9,8%. Segundo o Fórum Mundial Econômico, o Brasil é o 1º do ranking em potencialidade e de belezas naturais e o 51º em competitividade.
“Isso mostra para onde temos que voltar os nossos olhos, precisamos fazer com que os nossos recursos naturais sejam bem aproveitados e retornem em desenvolvimento das comunidades e da economia com um todo”, disse.
O grupo de trabalho que reúne profissionais do Ministério do Turismo (MTur) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estuda a viabilidade de criar infraestrutura em parques nacionais para que possam receber turistas brasileiros e estrangeiros durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Na abertura oficial estavam presentes o ministro dos transportes, César Borges, o governador do Tocantins, Siqueira Campos, o secretário do MTur, Vinícius Lummertz, a senadora tocantinense, Kátia Abreu, e autoridades estaduais.
No painel da sustentabilidade participaram dos debates Pedro Parente, presidente da Bunge, Marcos Jank, especialista em agronegócios e bioenergia.
A realização do Congresso é da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Tocantins (Sebrae/TO), com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae Nacional, Confederação Nacional da Agricultura (CNA), SENAI Tocantins/CETIQT RJ e parceiros.
Fonte:
Ministério do Turismo
03/10/2013 14:03
Artigos Relacionados
Qualidade dos gastos públicos é discutida em Congresso
Violência no transporte é discutida no Congresso de municípios
MP que regulamenta os portos começa a ser discutida no Congresso
Patrocínio: em caso de guerra, posição brasileira deve ser discutida no Congresso
Congresso discute sustentabilidade e papel do agrônomo
Congresso Sustentável 2011 vai elaborar metas brasileiras para a sustentabilidade em 40 anos