Congresso fará sessão solene para homenagear centenário de JK



Com uma sessão solene de caráter festivo o Congresso Nacional vai comemorar o centenário de nascimento do ex-presidente Juscelino Kubitschek, no dia 12, às 11h, no Plenário do Senado Federal. Durante a sessão, que terá a participação do Coral do Senado, será exibido um documentário sobre JK, elaborado pela TV Senado.

O senador Francelino Pereira (PFL-MG), relator da comissão mista criada para coordenar as comemorações do centenário de Juscelino Kubitschek, informou que a oportunidade serão distribuídos exemplares do livro Por que construí Brasília, de JK, edição reimpressa pelo Conselho Editorial do Senado especialmente para as comemorações dos 100 anos do ex-presidente. O Programa de Metas e a Operação Pan-americana, consideradas outras duas obras importantes para o estudo do governo Kubitschek, também estão sendo preparadas para a reimpressão, disse o senador.

Francelino, que será um dos quatro oradores designados para a sessão solene, ressaltou a importância de JK como prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas Gerais e presidente da República.

- Em todos os cargos, ele destacou-se pela ousadia, pela determinação e pelo otimismo, realizando grande obras não apenas no plano físico, mas também na área da cultura e das artes - avaliou o senador.

Para ele, a construção de Brasília é o patamar mais expressivo da administração de JK, na qual ninguém acreditava, -somente dom Bosco-. Francelino ressaltou -a iniciativa e a ousadia- de JK para mudar a capital e destacou a contribuição decisiva de Israel Pinheiro -e de tantos outros homens, candangos, que se engajaram na obra-.

- Conheci Brasília em 1962, quando fui eleito deputado federal pela primeira vez. Do avião, vi a cidade iluminada, num espetáculo de luzes e cores que nos sensibilizava - lembrou Francelino.

O senador ressaltou que Juscelino convivia bem com as críticas e controvérsias e visava, sobretudo, a paz e o ideal de construir uma pátria melhor.



06/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começa sessão solene do Congresso para homenagear a FAB

Congresso tem sessão solene para homenagear FAB e aviador

Garibaldi convoca sessão solene do Congresso para homenagear os 20 anos da Constituição federal

Congresso fará sessão solene para celebrar os 50 anos da UnB

Congresso homenageia centenário de Jorge Amado em sessão solene

Brasil comemora Dia do Marinheiro no dia 13 e Congresso fará sessão solene na quinta-feira