Congresso homenageia o Dia do Marinheiro



O Congresso celebrou nesta terça-feira (08) o Dia do Marinheiro, instituído em 1925, para ser comemorado anualmente em 13 de dezembro, em homenagem ao nascimento do Almirante Tamandaré. A sessão foi presidida pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) e contou com a presença dos comandantes da Marinha, Almirante Julio Soares de Moura Neto, da Aeronáutica, Brigadeiro Juniti Saito, e do General Darke Nunes de Figueiredo, representando o comandante do Exército.

Serys ressaltou o profissionalismo da Marinha, em especial seu trabalho na Base Brasileira na Antártica e na Amazônia, "onde realiza um trabalho de relevante cunho social". Ela defendeu a melhoria dos soldos e a modernização dos equipamentos da Marinha. Esta será, na avaliação do senador Romeu Tuma (PTB-SP) a maior contribuição a ser dado pelo Congresso à Marinha Brasileira.

Autor do requerimento para a realização da homenagem, o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) também defendeu a modernização da Marinha. Ele lembrou que o Brasil pediu às Nações Unidas a ampliação da zona econômica exclusiva de 200 para 350 mil milhas náuticas, totalizando uma área de 4,4 milhões de km². A concessão resultará, afirmou o deputado, em maiores compromissos da Marinha para defender nossas riquezas, em especial as do subsolo marítimo.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), disse que 2010 deverá marcar o início da renovação da frota da Marinha, com novas 14 fragatas e 50 navios para patrulha, todos construídos no Brasil, além da ampliação do número de submarinos.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que o país precisa valorizar a educação como forma de garantir a sua soberania.

- As guerras de hoje são ganhas pela tecnologia moderna - afirmou o representante do Distrito Federal

O senador Mão Santa (PSC-PI) citou as Forças Armadas como exemplo a ser seguido pelo Legislativo no que diz respeito à credibilidade junto à opinião pública.

A solenidade foi encerrada com a execução do hino da Marinha, pela Banda do Grupamento dos Fuzileiros Navais de Brasília.

08/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado homenageia "Dia do Marinheiro"

Congresso comemora Dia do Marinheiro

Congresso Nacional celebra Dia do Marinheiro

Congresso Nacional prepara comemoração dos 50 anos da revolução cubana e do Dia do Marinheiro

Brasil comemora Dia do Marinheiro no dia 13 e Congresso fará sessão solene na quinta-feira

Parlamentares celebram o Dia do Marinheiro