Congresso celebra centenário de nascimento de Vinicius de Moraes



VEJA MAIS

Vinicius de Moraes foi um dos nomes mais relevantes para a arte brasileira no século XX. A afirmação foi feita pelo vice-presidente do Senado, senador Jorge Viana (PT-AC), ao abrir a sessão solene em que o Congresso homenageou, nesta segunda-feira (14), o centenário de nascimento de Marcus Vinicius da Cruz e Mello Moraes, poeta, jornalista e diplomata.

Jorge Viana ressaltou que a obra musical de Vinicius de Moraes – segundo ele, tão importante quanto à literária – trouxe leveza à música e modificou a “paisagem musical” do país. Para ele, "as canções do Poetinha, com Tom Jobim e outros parceiros, colocaram a música brasileira no cenário mundial, disse o senador, e mostraram que “o Brasil é mais que samba, carnaval e futebol”.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que requereu a homenagem juntamente com o deputado Penna (PV-RJ), lembrou que, em 1969, Vinicius de Moraes foi “atingido pelos atos infames da ditadura”, que o exonerou do cargo de diplomata.  Em 2008, por iniciativa do presidente Lula, ressaltou, Vinicius foi promovido, post mortem, ao cargo de ministro de primeira classe.

Para o deputado Penna (PV-RJ), falar de Vinícius de Moraes é chamar a uma reflexão sobre o conhecimento. Segundo ele, Vinicius é uma verdadeira vacina contra a estupidez, a ignorância e o mal fazer da vida política.

- Brasileiro ilustre, aqui evocado nesse instante, saiba que nós todos precisamos muito reouvi-lo, relê-lo, para que a gente consiga melhores dias para o Brasil – disse, referindo-se ao poeta.

Patrimônio brasileiro

Vinicius de Moraes, disse a senadora Ana Amélia (PP-RS), é um patrimônio brasileiro e do mundo. Em vez de receber homenagens, disse a senadora, o poeta homenageia a todos com a sua obra, que ainda inspira artistas e músicos. Ao ressaltar a sua atividade de jornalista, a senadora observou que ele era amante da liberdade e da livre expressão e falava tanto às crianças como expressava bem o pensamento dos adultos.

- Que a poesia de Vinicius de Moraes continue entre nós, tornando a vida de todos um pouco melhor, mais solidária, mais humana – disse Ana Amélia.

Acentuar na música brasileira a presença de instrumentos e da sonoridade da música negra, em parceria com Baden Powell, é, na opinião do deputado Amauri Teixeira (PT-BA), a melhor fase de Vinicius. Para ele, só este fato já seria um grande feito do poeta. O deputado disse emocionar-se ao ouvir o som da Bahia na música brasileira.

Se estivesse vivo, disse Amauri Teixeira, Vinicius de Moraes ficaria feliz ao ver o Brasil fazendo uma diplomacia “altiva e soberana”, por ver a Bahia democrática e livre da tirania e, ainda, pelo fato de a Mãe Stella de Oxossi ter ocupado uma cadeira da Academia de Letras da Bahia (ALB).

Vinicius de Moraes nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de outubro de 1913 e morreu em 9 de julho de 1980. Seus principais parceiros foram Tom Jobim, Baden Powell, Carlos Lyra, Chico Buarque e Toquinho.

Durante a sessão solene, as Canções de Vinicius foram executadas por Marcel Powell, filho de Baden Powell, pelo Clube do Choro de Brasília e interpretadas pelo coral do Senado e pela cantora Myrlla Muniz, acompanhada pelos músicos Marcelo Lucchesi, João Marinho e José Ocelo.

Participaram da cerimônia o representante do Ministério da Cultura, Pedro Henrique de Martino; o diretor do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, ministro George Torquato Firmeza; a primeira secretária da Delegação da União Europeia no Brasil, Joanna Pliszka Ribeiro; o embaixador do Equador, Horacio Sevilla-Borja; o ministro conselheiro da Embaixada da China, Zhu Qingqiao.

Também estiveram na sessão os representantes do governo da Bahia, Sônia Maria Dunshee de Abranches Carneiro; e da organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Alan Bojanic; o vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), André João Costa; e estudantes de Jornalismo da Faculdade Anhanguera de Brasília.



14/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Obras inéditas celebram o centenário de Vinícius de Moraes

Congresso celebra centenário de nascimento de San Tiago Dantas

Congresso Nacional homenageia Vinícius de Moraes

Congresso homenageia Vinicius de Moraes em sessão solene

Paim celebra centenário de nascimento de Mário Quintana

Musical homenageia Vinicius de Moraes no Rio