Congresso lembra centenário de nascimento do primeiro governador do Amapá
O Congresso Nacional vai se reunir em sessão solene, nesta segunda-feira (4), para celebrar o centenário de nascimento do primeiro governador do Amapá, Janary Gentil Nunes. Nascido em Alenquer, no Pará, em 1º de junho de 1912, ele foi quem governou o então território e hoje estado por mais tempo – de 1943 a 1956.
A sessão solene está marcada para as 10h, no Plenário do Senado. A iniciativa da homenagem é do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e do deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP). Segundo Randolfe, foi no governo de Janary Nunes que se estruturaram as bases do que é o estado do Amapá hoje. Em pronunciamento recente, o senador comparou o legado do primeiro governador ao do presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976).
De formação militar, Janary Nunes assumiu a gestão do território por indicação do presidente Getúlio Vargas, com apenas 31 anos. Das obras que realizou, Randolfe destacou a construção de fazendas-modelo, centros hortigranjeiros, escolas e aeroporto.
Também são creditadas a Janary Nunes as bases da companhia de eletricidade e a descoberta do manganês, cujos royalties o governador utilizou para a construção da Usina Hidrelétrica do Paredão.
Segundo Randolfe, “Janary Nunes soube valorizar o Amapá e a Amazônia”. O homenageado também foi presidente da Petrobras e embaixador do Brasil na Turquia. Faleceu no Rio de Janeiro, em 15 de outubro de 1984, aos 72 anos.
01/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Congresso comemora centenário do primeiro governador do Amapá
Centenário do primeiro governador do Amapá será lembrado em sessão solene
Primeiro governador do Amapá é homenageado pelo Congresso
Senado lembra centenário de nascimento de Salvador Allende
Marco Maciel lembra o centenário de nascimento de Norberto Bobbio
Plenário lembra centenário de nascimento do ex-senador Almir Pinto