Congresso Nacional homenageia as mulheres



O Congresso Nacional realiza, neste momento, sessão solene para comemorar o Dia Internacional da Mulher e conceder o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz às cinco vencedoras do prêmio escolhidas em 2010. Serão diplomadas Maria Liége, Chloris Casagrande, Maria José Silva, Maria Ruth Barreto e Carmem Helena Foro.

VEJA MAIS

Celebrado oficialmente no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher marca uma série de eventos realizados em todo o mundo por melhores condições de vida e trabalho para as mulheres.

O requerimento para a realização da solenidade é da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que preside o Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. A sessão é presidida por José Sarney.

Bertha Lutz

Conhecida como a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras, a zoóloga Bertha Maria Júlia Lutz teve papel decisivo na conquista do voto feminino no país, que passou a vigorar, a partir de 1932, por decreto do então presidente Getúlio Vargas.

Ela empenhou-se também na melhoria das condições de trabalho das mulheres. Como deputada federal, em 1936, defendeu igualdade salarial entre homens e mulheres, licença de três meses para a gestante e redução da jornada de trabalho, que era de 13 horas diárias na época.

Bertha Lutz nasceu em São Paulo, em 1894. Filha da enfermeira inglesa Amy Fowler e do pioneiro em medicina tropical Adolpho Lutz, formou-se em Biologia pela Sorbonne. Regressando ao Brasil, em 1918, passou em concurso público para bióloga do Museu Nacional, tornando-se a segunda mulher a ingressar no serviço público do país. Faleceu no Rio de Janeiro em 16 de setembro de 1976, aos 84 anos.

Mais informações a seguir



01/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CONGRESSO HOMENAGEIA MULHERES

Congresso homenageia as mulheres

Congresso homenageia mulheres em sessão solene

Sessão solene do Congresso homenageia mulheres

Congresso homenageia mulheres com Diploma Bertha Lutz

Congresso homenageia brasileiras que se destacaram na luta pelos direitos das mulheres