Congresso Nacional lembra 46 anos do PMDB



O Congresso Nacional vai comemorar na próxima segunda-feira (14) os 46 anos do PMDB. A homenagem é uma iniciativa do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), líder da bancada na Câmara, e do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), atual presidente do partido.

Surgido em 1966 como Movimento Democrático Brasileiro, o partido reunia as forças de oposição ao regime militar, que tinha o apoio da Aliança Renovadora Nacional (ARENA), quando a chamada Lei Falcão impedia o pluripartidarismo.  

No apagar das luzes do regime, o partido destacou-se, especialmente pela atuação de líderes como Ulysses Guimarães e Tancredo Neves, na campanha pelas eleições diretas para presidente da República, em 1984. Morto Tancredo, que havia sido eleito presidente pelo Colégio Eleitoral, assumiu seu vice, José Sarney, em cujo governo foi promulgada uma nova Constituição e consolidada a abertura democrática.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PMDB é o maior partido do Brasil em número de filiados. A legenda partidária também reúne a maior bancada do Congresso Nacional.   

A sessão solene conjunta está marcada para as 11h, no Plenário do Senado Federal.



11/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sessão solene do Congresso Nacional lembra 50 anos da UnB

Mesquita Júnior lembra os 43 anos do PMDB

Congresso lembra 90 anos de fundação do PCdoB

Congresso homenageia PMDB pelos 46 anos

Congresso lembra 20 anos da morte de Ulysses Guimarães

Suplicy lembra os 40 anos do 'Jornal Nacional'