Sessão solene do Congresso Nacional lembra 50 anos da UnB



Jornal do Senado  

O Congresso Nacional realiza sessão solene, nesta segunda-feira (23), às 11h, para comemorar os 50 anos de fundação da Universidade de Brasília (UnB), uma das principais instituições de ensino brasileiras, palco de fatos marcantes na história recente do país. Um vídeo da UnBTV abrirá o encontro. Em seguida, o coral da universidade apresentará o Hino Nacional e mais duas músicas, antes da parte dedicada aos discursos.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ex-reitor da instituição e um dos autores do requerimento para a sessão especial, junto com a deputada Érika Kokay (PT-DF), preparou o texto “Um presente para a UnB”, que será distribuído na solenidade.

“A universidade deve ser o local da elite intelectual, comprometida com as massas sociais. Jamais uma instituição de massificação, de baixa qualidade e rigor intelectual de seus membros”, diz um trecho do documento.

Homenagens

As comemorações pelo cinqüentenário da UnB continuam, às 18h30, na Biblioteca Luiz Viana Filho, do Senado. Estão agendados o lançamento de edição especial da revista Darcy, produzida pela UnB, e a apresentação do livro Universidade de Brasília, organizado em 1962 pelo ­antropólogo e ­ex-senador Darcy Ribeiro, um dos ­fundadores e primeiro reitor da instituição. A revista traz uma ­edição dedicada ao aniversário e o livro está sendo reeditado por conta das comemorações.

— Queremos que a parceria com o Congresso ultrapasse a sessão solene e continue ao longo do ano com outros eventos — disse o professor Fernando Oliveira Paulino, da ­Faculdade de Comunicação da UnB e coordenador executivo da comissão UnB 50 anos.

História

Inaugurada em 21 de abril de 1962, quando Brasília completou 2 anos, a UnB iniciou suas atividades com apenas 413 estudantes, matriculados em três áreas de estudo: Arquitetura e Urbanismo; Letras Brasileiras; Direito, Administração e Economia.

A reitoria ficava no prédio do Ministério da Educação e as primeiras salas de aula, no 9º andar do Ministério da Saúde. Os alunos de Arquitetura e Urbanismo também frequentavam os canteiros de obras das primeiras ­construções da cidade.

Hoje, a UnB conta com quase  31 mil alunos regulares, 8,9 mil de pós-graduação, 1,6 mil professores e 6 mil servidores. Tem 105 ­cursos de graduação, 147 de pós e 22 especializações, em quatro campi no Distrito Federal, localizados no Plano Piloto, Ceilândia, Gama e Planaltina

Ao longo de sua história, a UnB também foi cenário de fatos marcantes para o país. Acusados de subversivos, ­estudantes e professores foram perseguidos pelo regime militar instaurado em 1964.

Vinte anos depois, acompanhando a redemocratização, a comunidade universitária elegeu como reitor, pelo voto direto, o professor e atual senador  Cristovam Buarque.

 



23/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sessão solene do Congresso lembra os 124 anos da Abolição da Escravatura

Sessão solene do Congresso comemora o 16º Congresso Eucarístico e os 50 anos da Arquidiocese de Brasília

Congresso comemora os 70 anos da CLT em sessão solene

Congresso comemora 60 anos da Petrobras em sessão solene

Congresso realiza sessão solene pelos 180 anos

Congresso fará sessão solene para celebrar os 50 anos da UnB