Congresso Nacional não está sintonizado com necessidades do povo, alerta Cristovam



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou nesta terça-feira (19), em Plenário, que o Congresso Nacional não está sintonizado com os sentimentos, vontades e necessidades do povo brasileiro. Ele disse que falta "uma gota d'água para que a indignação do povo se transforme em revolta" contra o Congresso brasileiro.

Na avaliação de Cristovam, o Parlamento "perdeu o gosto pelas grandes causas do país". O senador acredita que o Poder Legislativo está perdendo forças, pois o país é atualmente governado por "medidas provisórias e liminares judiciais".

Sobre as denúncias contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado e também da Mesa do Congresso Nacional, Cristovam disse que, para a opinião pública, os senadores estão protegendo Renan. Para Cristovam, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar deve apurar as denúncias contra o presidente da Casa e os senadores devem deixar claro para a população que estão apurando o caso "como se deve e com o devido rigor".

Em apartes, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) e os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Osmar Dias (PDT-PR) e Jefferson Péres (PDT-AM) elogiaram a apoiaram o pronunciamento do colega. Marisa Serrano disse que pesquisas demonstram que "os políticos estão em descrédito" frente a população brasileira. Osmar Dias afirmou que os fatos investigados pelo Conselho de Ética devem ser esclarecidos com urgência perante a opinião pública.

Já Pedro Simon (PMDB-RS) sugeriu que Renan Calheiros renuncie à Presidência do Senado, para preservar a instituição.

- Somos motivo de chacota na imprensa nacional. Com todo respeito, com todo carinho, entendendo a mágoa que o presidente Renan está vivendo, ele deveria renunciar ao mandato de presidente - sugeriu Pedro Simon.

Jefferson Péres, que também defendeu a renúncia de Renan da Presidência do Senado em outras ocasiões, disse que "as instituições estão acima das pessoas" e que o Conselho de Ética precisa "apurar e investigar até o fim", punindo ou absolvendo Renan.

- Senão vai ser uma descrença total nesta instituição - disse Jefferson Péres.



19/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet: Congresso está sintonizado com a sociedade no combate à violência

Cristovam diz que Congresso está em crise, pede "exame de consciência" e aproximação com o povo

Congresso precisa cuidar da "pauta do povo", diz Cristovam

Almeida Lima: Congresso está se distanciando do povo

Congresso Nacional presta homenagem ao povo palestino

Discurso de Dilma na abertura do Congresso Nacional reflete anseios do povo, diz Mozarildo