Tebet: Congresso está sintonizado com a sociedade no combate à violência



O presidente do Senado, Ramez Tebet, disse nesta terça-feira (29) que o Congresso Nacional deu uma demonstração de estar "com os ouvidos colados nos interesses maiores da sociedade" ao tomar a iniciativa de criar uma comissão mista com a missão de agilizar a votação de propostas de combate à criminalidade e à violência. A decisão foi formalizada durante reunião com o presidente da Câmara, Aécio Neves, lideranças partidárias e membros das Mesas das duas Casas, realizada no gabinete de Tebet.

- O Congresso, que é o Poder desarmado, está tomando a iniciativa positiva de preparar, naquilo que lhe compete - que é a elaboração das leis - o combate ao crime - afirmou.

Tebet considerou a reunião "altamente produtiva", e "uma manifestação positiva do Congresso Nacional, que toma a dianteira de fazer o que lhe compete". Ele informou que a comissão mista tem prazo máximo de 60 dias para sistematizar todos os projetos, e que o Congresso iniciará logo as votações, "com prioridade absoluta".

O presidente do Senado disse que durante a reunião não houve definição de prioridade entre as sugestões já apresentadas, justamente porque este trabalho de triagem caberá à comissão mista, que será instalada logo no reinício das atividades regulares do Congresso, em 15 de fevereiro.

- O combate ao crime não se faz só com as leis, mas é claro que é preciso boas leis. Defendo o aprimoramento da legislação, mas é preciso que as leis sejam cumpridas, executadas e respeitadas. Vamos buscar também mecanismos de operacionalização e cumprimento da lei, isto é, de ação. Os outros Poderes, irmanados, devem também fazer sua parte - afirmou.



29/01/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet diz a FHC que Congresso está disposto a ajudar no combate à violência

Tebet assegura que Congresso está atento aos clamores da sociedade

Congresso Nacional não está sintonizado com necessidades do povo, alerta Cristovam

Tebet diz que até abril Congresso aprovará projetos de combate à violência

TEBET: SOCIEDADE ESTÁ RECLAMANDO A INVESTIGAÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO

LOBÃO CONCLAMA SOCIEDADE A PARTICIPAR DO COMBATE À VIOLÊNCIA NO PAÍS