Sessão solene do Congresso comemora o 16º Congresso Eucarístico e os 50 anos da Arquidiocese de Brasília
Com o plenário lotado com cerca de 70 bispos e arcebispos, além de padres e parlamentares, o Congresso Nacional promoveu sessão solene na tarde desta sexta-feira (14) para comemorar os 50 anos da Arquidiocese de Brasília e o 16º Congresso Eucarístico Nacional, que se realiza até domingo (16) na capital federal. A homenagem foi solicitada pelos senadores Marco Maciel (DEM-PE) e Pedro Simon (PMDB-RS) e pelo deputado Luiz Carlos Haully (PSDB-PR).
Em seu pronunciamento, Pedro Simon afirmou acreditar que o Senado também aprovará o projeto "Ficha Limpa", que impedirá que pessoas condenadas em segunda instância possam se candidatar em eleições.
Para ele, o projeto é de grande importância e é resultado da pressão da sociedade, "que não aceita mais que espertalhões procurem o mandato parlamentar" para fugir de processos na Justiça. Simon, membro da Ordem Terceira Franciscana, foi aplaudido pelos bispos. Também discursaram o senador Marco Maciel e os deputados Luiz Carlos Haully e Alberto Fraga (DEM-DF).
Compuseram a mesa da sessão o arcebispo metropolitano de Brasília, Dom João Braz de Aviz, o arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Scherer, o arcebispo militar do Brasil, Dom Osvino Both e o presidente do Movimento Político pela Unidade, Sérgio Prévide.
Cinquentenário
Neste ano, a Arquidiocese de Brasília completou 50 anos, juntamente com a capital federal. Sua implantação foi comandada pelo então arcebispo de Goiânia, Dom Fernando Gomes dos Santos. Na noite de 20 para 21 de abril de 1960, em missa solene celebrada pelo patriarca de Lisboa, Dom Manuel Gonçalves Cerejeira, e com a presença de autoridades como o presidente da República, Juscelino Kubitschek, a Arquidiocese de Brasília foi oficialmente inaugurada.
O primeiro arcebispo foi Dom José Newton de Almeida Baptista, até então arcebispo de Diamantina. Ele tomou posse no dia 21 de abril de 1960 e foi sucedido em 1984 por Dom José Freire Falcão - mais tarde feito cardeal. Dom Falcão foi sucedido em 2004 por Dom João Braz de Aviz, atual arcebispo metropolitano.
A Arquidiocese de Brasília abrange todo o território do Distrito Federal. De acordo com informações da Cúria Metropolitana, são 122 paróquias, 339 padres, 507 religiosos e religiosas e 69 diáconos permanentes.
Congresso Eucarístico
O 16º Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2010) é um evento religioso cujo tema é "Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários". O lema é "Fica conosco, Senhor!".
O Congresso foi iniciado nesta quinta-feira (13) com uma missa solene celebrada pelo cardeal Dom Cláudio Hummes, representante do Papa Bento XVI. Participaram da celebração 300 bispos e arcebispos de todo o país e, segundo os organizadores, aproximadamente 45 mil fiéis. A missa foi assistida também pelo presidente da República em exercício, José Alencar, além de outras autoridades.
A programação do Congresso Eucarístico Nacional conta ainda com atividades de reflexão e estudos sobre temas atuais e relevantes para a Igreja Católica, além de eventos culturais. Também estão sendo promovidos dois simpósios: um sobre teologia e outro sobre bioética.
Moisés Nazário e Eli Teixeira / Agência Senado14/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado e Câmara celebram 50 anos da Arquidiocese de Brasília e 16º Congresso Eucarístico Nacional
Senado e Câmara celebram cinquentenário da Arquidiocese de Brasília e 16º Congresso Eucarístico Nacional
Congresso comemora os 70 anos da CLT em sessão solene
Congresso comemora 60 anos da Petrobras em sessão solene
Sessão solene do Congresso Nacional lembra 50 anos da UnB
Congresso realiza sessão solene pelos 180 anos