Congresso se reúne para devolver mandato presidencial a João Goulart



Deputados e senadores se reuniram na tarde desta quarta-feira (18), no plenário do Senado, para sessão solene destinada a devolver simbolicamente o mandato presidencial a João Goulart (1919-1976). Um golpe de Estado depôs Jango em 1964, dando início ao regime militar, que durou até 1985.

VEJA MAIS

Participaram da solenidade os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na presidência dos trabalhos; da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN); a presidente da República, Dilma Rousseff; o vice-presidente, Michel Temer, além de ministros e integrantes das Forças Armadas, entre outros. Da parte da família de João Goulart, está presente o filho, João Vicente Goulart.

Antes da sessão, Renan afirmou que esta sessão “é uma reparação histórica”. Para Henrique Eduardo Alves, “é com muita honra que a Câmara participa ao lado do Senado desse momento histórico. É um momento de resgatar direitos e a honra do presidente João Goulart”.

No dia 21 de novembro, por proposta dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), foi anulada a sessão de 2 de abril de 1964, na qual o então presidente do Congresso, Auro de Moura Andrade, declarou vaga a Presidência da República, tornando possível o afastamento de João Goulart do poder.

Veja a matéria completa



18/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso devolve mandato de João Goulart simbolicamente nesta quarta-feira

Congresso devolve simbolicamente mandato de João Goulart na próxima quarta-feira

Mandato de João Goulart será simbolicamente devolvido na quarta-feira

Devolução do mandato de João Goulart mostra que Brasil é libertário e democrático, diz Simon

Ao devolver mandato de Jango, Congresso se reencontra com a verdade, afirma Renan

Lando quer que Congresso regulamente MPs para próximo mandato presidencial